Sobre a Revista

Novos Olhares – Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos

A revista foi criada em 1998 pelo Grupo de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Mediáticos, coordenado pelo Prof. Dr. Mauro Wilton de Sousa, que se tornou seu editor. Até 2007, quando sua publicação foi descontinuada, a revista teve 20 edições impressas, tornando-se a principal publicação do país no campo dos Estudos Culturais e contando com a contribuição de renomados pesquisadores nacionais e internacionais. Ao longo da década de 1990, os estudos de recepção ganharam grande destaque dentro da área de Comunicação e Informação e a publicação certamente desempenhou um papel relevante para tanto.

A partir de 2012, a revista ressurgiu como publicação online vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Eduardo Vicente, Professor Associado do Departamento de Cinema, Rádio e TV (CTR) da ECA, assumiu desde então a função de editor da publicação, que teve o seu Comitê Editorial completamente renovado. Para a retomada, optou-se pela mudança na numeração da revista, que foi reiniciada no formato volume/número. Assim, as edições de 2012 tornaram-se, respectivamente, os números 1 e 2 do Volumes 1.

Desde 2013,  a revista é hospedada no Portal de Periódicos da USP no endereço www.revistas.usp.br/novosolhares. Além das edições online, estão disponibilizadas também as versões digitalizadas das 20 edições impressas da revista que, além de trazer contribuições de autores como Bernard Miège, Lorenzo Vilches, Jesús Martín-Barbero  e Antonio Fausto Neto, entre outros,  reúnem entrevistas de pesquisadores como Octávio Ianni, Renato Ortiz, Sérgio Adorno, Eduardo Peñuela-Canizal, Arlindo Machado e Maria Lourdes Motter, entre outros.

A revista publica edições com pelo menos dez artigos voltados a um amplo leque de temáticas dentro da área de Comunicação. Sem abandonar sua vocação inicial, ligada às praticas de recepção, o periódico, até pela especificidade do Programa de Pós-Graduação ao qual se vincula, tem se tornado uma referência na publicação de trabalhos voltados a diferentes aspectos da produção audiovisual, como o cinema, a televisão, a internet, o rádio e a música popular industrializada.

O projeto gráfico original da revista e seu logotipo foram criações de Rafael Luís Pompéia Gioielli e Ricardo Castanho de Vasconcelos.

Indicadores

A Novos Olhares tem classificação A4 no Qualis Periódico 2017-2020.

Periodicidade

A revista é publicada semestralmente, em edições com pelo menos 10 artigos completos, seguindo o formato Volume/Número

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Direitos Autorais

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  4.0 Internacional (CC BY-ND), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Indexação e Índices de Citações

Latindex

Portal de Periódicos CAPES

DOAJ

LatinREV

Google Scholar

WZB

Preservação digital

The Keepers Registry