Photography and nostalgia: three considerations about loss
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.134327Keywords:
photography, nostalgia, Memory, visual cultureAbstract
The article discusses the relationship between photography and nostalgia, in order to observe how the still image maintains connections with this complex feeling. To deepen the question, it presents notes on the losses that involve photography: of loved ones who no longer exist – immortalized in portraits –, of the materiality of the image and of the mnemonic vocation attributed to the camera records. From this exercise of reflection, it is possible to realize that photography, in its various phases and social uses, still preserves its elegiac vocation, evoking nostalgia.
Downloads
References
BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BOTELHO, Afonso. Da saudade ao saudosismo. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1990.
BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
DAMATTA, Roberto. Antropologia da saudade. In: _______. Conta de mentiroso: sete ensaios de antropologia brasileira. Rio de Janeiro: Rocco, 1993, p. 17-34.
DOHMANN, Marcus. A experiência material: a cultura do objeto. In: ______. (Org.). A experiência material: a cultura do objeto. Rio de Janeiro: Rio Books, 2013, p. 31-46.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. 13. ed. Campinas: Papirus, 1993.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2009.
FONTCUBERTA, Joan. A câmera de Pandora: a fotografia depois da fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2012.
KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.
______. Realidades e ficções na trama fotográfica. 4. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
______. Fotografia e memória: reconstituição por meio da fotografia. In.: ETIENNE, Samain (Org.). O fotográfico. 2. ed. São Paulo: Huitec/Senac, 2005.
LOURENÇO, Eduardo. Mitologia da saudade: seguido de Portugal como destino. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Memória e cultura material: documentos pessoais no espaço público. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, 1998, p. 89-104. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view%20File/2067/1206. Acesso em: 15 jun. 2017.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, São Paulo, n. 10, 1993, p. 7-28. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/12101/8763. Acesso em: 03 jun. 2017.
PIÑEIRO, Ramón. Filosofía da saudade. Vigo: Galáxia, 1984.
SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária: sobre o dispositivo fotográfico. Campinas: Papirus, 1996.
SILVA, Michel de Oliveira. Saudades eternas: a fotografia no limiar entre a morte e a eternidade. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Estadual de Londrina. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000204154. Acesso em: 5 de jun. 2017.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Senac, 2010.
VAZ, Relindes Scholze. Entrevista concedida a Michel de Oliveira Silva. Londrina, 28 jul. 2015. (123’53’’): gravação em áudio.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.