A opinião pública na produção literária e acadêmica de relações públicas no Brasil: 1960-2019

Autores

  • Gustavo Eugênio Hasse Becker Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.173595

Palavras-chave:

Comunicação, Relações públicas, Opinião pública, Produção literária, Produção acadêmica

Resumo

Este artigo relata uma investigação que mapeou a produção literária e acadêmica de relações públicas no Brasil, buscando compreender as abordagens sobre o tema opinião pública no referido corpus. Uma consulta a bibliotecas universitárias, à Fundação Biblioteca Nacional e a programas de pós-graduação stricto sensu ocorreu para a coleta de dados, resultando na identificação de 20 livros e seis teses que discorreram sobre opinião pública, e de onde emergiram sete categorias com abordagens distintas sobre o tema.

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Biografia do Autor

  • Gustavo Eugênio Hasse Becker, Universidade Luterana do Brasil

    Mestre em Comunicação Social pela PUC-RS.
    Especialista em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
    Graduado em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
    Professor dos cursos de Comunicação e Marketing da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
    Integra o Grupo de Pesquisa Ensino e Prática de Comunicação (GPEPcom), vinculado à PUC-RS.
    Integrou a gestão 2013/2015 do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp).
    Integrou as gestões 2004/2006 e 2007/2009 do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas (Conrerp, 4ª Região).

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

BECKER, Gustavo Eugênio Hasse. A opinião pública na produção literária e acadêmica de relações públicas no Brasil: 1960-2019. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 33, p. 80–97, 2020. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.173595. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/organicom/article/view/173595.. Acesso em: 2 jun. 2024.