Communication and leadership: searching for the sensible dimension
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.214692Keywords:
Sensitive leadership, comunication , culture, Theory UAbstract
In this article we propose to discuss the sensitive dimension of leadership, anchored in depth hermeneutics (Thompson, 2009). The articulation between the theoretical framework and the interviews carried out with the leaders of the Alliance for Innovation shows that sensitive leadership is open to dialogue, to shared knowledge, and to listening. It is possible to do so in the dimension of affection and spirituality, in the sense of recognition of others as equals, that is, in the human and sensitive dimension of communication.
Downloads
References
ALIANÇA PARA INOVAÇÃO. Rio Grande do Sul: [201-] Disponível em https://alianca.pucrs.br/. Acesso em: 12 out. 2023.
BAITELLO JUNIOR, Norval. A era da iconofagia: ensaios de comunicação e cultura. São Paulo: Hacker, 2005.
CAPRA, Fritjof. A visão sistêmica da vida: uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. São Paulo: Cultrix, 2014.
CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas – Ciência para uma vida saudável. São Paulo: Cultrix, 2002.
CASTELLS, Manuel. Comunicación y Poder. Madrid: Alianza Editorial, 2009.
DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2006. p. 62-83.
ENRIQUEZ, Eugène. A organização em análise. Petrópolis: Vozes, 1997.
FREITAS, Maria Ester. Cultura organizacional: identidade, sedução e carisma? Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método – Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 2002.
GIL, Antonio Carlos Amador. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GOLDENBERG, Mirian. A Arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2007.
GOLEMAN, Daniel; BOYATZIS, Richard; MCKEE, Annie. O poder da inteligência emocional: como liderar com sensibilidade e eficiência. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.
JOHANN, Sílvio Luiz; OLIVEIRA, Alexandre Alberto Leite de; BECKERT, Mara Cesário Pereira; MOREIRA, Vera Susana Lassance. Gestão da mudança e cultura organizacional. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015.
MACÊDO, Ivanildo Izaias de; RODRIGUES, Denize Ferreira; JOHANN, Maria Elizabeth Pupe; CUNHA, Neisa Maria Martins da. Aspectos comportamentais da gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
MACHADO, Juremir. O que pesquisar quer dizer: como fazer textos acadêmicos sem medo da ABNT e da CAPES. Porto Alegre: Sulina, 2010.
MARCONDES FILHO, Ciro. Para entender a comunicação: contatos antecipados com a nova teoria. São Paulo: Paulus, 2008.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar. A comunicação pelo meio (teoria complexa da comunicação). Revista Famecos, n. 20, p. 7-12, 2003.
SCHARMER, Claus Otto. Teoria U: como liderar pela percepção e realização do futuro emergente. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.
SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade; AMORIM, Lidiane Ramirez de; OLIVEIRA, Rosângela Florczak de. Comunicação organizacional e estratégia: (re)pensar para compreender. In: CONGRESSO ABRAPCORP, 8., 2016, Londrina. Anais […]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 16 maio 2014.
SIAS, Patricia; KOPANEVA, Irina. Relações de Liderança e Cultura Organizacional. In: MARCHIORI, Marlene (org.). Liderança e comunicação interna. São Caetano do Sul: Difusão, 2014. p. 35-48.
SROUR, Robert Henry. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
SODRÉ: Muniz. A forma de vida da mídia. Revista Pesquisa Fapesp, n. 78, 2002. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2002/08/01/a-forma-de-vida-damidia/. Acesso em: 14 nov. 2023.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2009.
WOLTON, Dominique. Dominique Wolton, sociólogo: ‘Quando todos falam, ninguém fala’. O Globo, Rio de Janeiro, 20 set. 2014. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/conte-algo-que-nao-sei/dominique-woltonsociologoquando-todos-falam-ninguem-fala-13994845. Acesso em: 14 nov. 2023.
WOLTON, Dominique. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2010.
WHEATLEY, Margaret. Liderança para tempos de incerteza: a descoberta de um novo caminho. São Paulo: Cultrix, 2006a.
WHEATLEY, Margaret. Liderança e a nova ciência: descobrindo ordem num mundo caótico. São Paulo: Cultrix, 2006b.
ZIMERMAN, David E. Os quatro vínculos: amor, ódio, conhecimento, reconhecimento na psicanálise e em nossas vidas. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Márcia Pillon Christofoli, Cleusa Maria Andrade Scroferneker
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.