La Amazonía y la Agenda 2030. Reflexões sobre uma resenha
DOI:
https://doi.org/10.14201/reb2019611211216Palavras-chave:
ODS, Agenda 2010, desenvolvimento socioambiental sustentável, região amazônica, educação empreendedoraResumo
A resenha procura sintetizar os principais aspectos do documento que estabelece uma relação entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Agenda 2030 e os avanços e desafios que se colocam para a região da Bacia Amazônica, que se estende por oito países da América Latina, contendo o ecossistema de maior biodiversidade do mundo. O documento tem o mérito de agregar dados de diversos pesquisadores e especialistas de forma muito clara que permite ao leitor acesso a dados atualizados e fidedignos agregados em cinco dimensões: pessoas, planeta, prosperidade, paz, parceria. Em três quadros temáticos (comunidades indígenas, gestão ambiental e dos recursos naturais, governança multisetorial), nos quais são sintetizados os principais desafios e as soluções possíveis. Nesta resenha enfatizase o papel da educação empreendedora na formação de lideranças que exerçam uma influência decisiva nos processos transformadores que devem ser realizados nas dinâmicas social, econômica, política e ambiental da Amazônia para alcançar o desenvolvimento socioambiental propugnado pela Agenda 2030. Essa formação deve impregnar o ensino desde a infância porque se trata da internalização de valores. Mas já é perceptível em iniciativas educacionais junto a jovens estudantes e adultos que buscam cursos de extensão e de pós-graduação os bons resultados no surgimento de novos empreendedores e gestores dedicados à responsabilidade e sustentabilidade socioambiental.