Economia urbana e dispersão metropolitana: o papel das cadeias de supermercado na produção do espaço metropolitano em Belém (Pará, Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14201/reb202181685100

Palavras-chave:

Amazônia, região metropolitana de Belém, economia urbana

Resumo

No contexto de dispersão da Região Metropolitana de Belém, analisa-se a atuação de um dos agentes produtores de espaço urbano com maior atuação na economia urbana da metrópole, as redes de supermercado varejistas. Trata-se, portanto, de analisar as lógicas de atuação da rede de supermercados “Líder” e a relação com a tendência de espraiamento da malha metropolitana nucleada por Belém. Parte-se da premissa da emergência dos grupos de supermercado varejista como expressão de uma economia metropolitana organizada em torno do setor terciário moderno, especialmente comércio e serviços. O percurso metodológico está compreendido em três momentos: levantamento bibliográfico, levantamento documental, observações sistemáticas de campo com produção de cartografia dos processos observados e dados estatísticos levantados.

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Biografia do Autor

  • Tiago Veloso dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Brasil

    Doutor em Desenvolvimento Sustentável pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA, UFPA, Brasil). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA, Brasil).

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Publicado

2021-08-24

Edição

Seção

Seção Geral

Como Citar

Economia urbana e dispersão metropolitana: o papel das cadeias de supermercado na produção do espaço metropolitano em Belém (Pará, Brasil). (2021). Revista De Estudios Brasileños, 8(16), 85-100. https://doi.org/10.14201/reb202181685100