O lugar da Amazônia nos livros didáticos de História no Brasil: sobre história, narrativa e ensino

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DOI:

https://doi.org/10.14201/reb2021816187202

Palavras-chave:

Ensino de história, livro didático, narrativa, Amazônia

Resumo

O artigo se propõe a analisar como a Amazônia brasileira é representada nos livros didáticos de História dos anos finais do ensino fundamental, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020. Para tanto, foram selecionados 40 livros publicados em 10 coleções que ofertam seus produtos e concorrem como opções para a aquisição dos livros didáticos que serão usados por milhares de estudantes, professores e professoras que atuam na rede pública de educação. As análises mostram uma narrativa que representa a Amazônia habitada por pessoas sem nome, representada de forma generalizadora e associada ao tempo do aparecimento dos primeiros habitantes nas Américas e à época da colonização portuguesa.

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Biografia do Autor

  • Erinaldo Vicente Cavalcanti, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

    Doutor em História. Coordenador do programa de pós-graduação em História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifessspa, Brasil). Coordenador do laboratório e grupo de pesquisa iTemnpo.

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Publicado

2021-08-24

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

O lugar da Amazônia nos livros didáticos de História no Brasil: sobre história, narrativa e ensino. (2021). Revista De Estudios Brasileños, 8(16), 187-202. https://doi.org/10.14201/reb2021816187202