Bachianas Brasileiras nº 1 de Villa-Lobos: representação da identidade brasileira através da invenção do gênero conjunto de violoncelos

Autores

  • Lars Hoefs Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14201/reb20229203142

Palavras-chave:

Heitor Villa-Lobos, Bachianas Brasileiras, conjunto de violoncelos

Resumo

Entre 1930 e 1945, Villa-Lobos compôs as nove Bachianas Brasileiras, suítes que combinavam elementos da música brasileira popular e tradicional com características da música de J. S. Bach. Duas obras dessa série, a primeira e a quinta, foram escritas para a instrumentação incomum de “orquestra de violoncelos”, uma formação quase inexistente anteriormente. A síntese estilística única de Villa-Lobos combinada ao seu tratamento tremendamente hábil para a orquestra de violoncelos, resultou em obras que lançaram as bases para um novo gênero, conhecido como conjunto de violoncelos. Bachianas Brasileiras nº 1 e nº 5 foram desde então, adotadas e celebradas por violoncelistas e conjuntos de violoncelos em todo o mundo, especialmente a nº 1. Essas obras ajudaram a estruturar o gênero, agora florescente e, continuam até hoje, sendo os melhores e mais executados exemplos do repertório para conjunto de violoncelos.

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Biografia do Autor

  • Lars Hoefs, Universidade de Campinas

    Professor doutor no Instituto de Artes da Universidade de Campinas (Unicamp, Brasil).

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Publicado

2023-09-18

Edição

Seção

Seção Geral

Como Citar

Bachianas Brasileiras nº 1 de Villa-Lobos: representação da identidade brasileira através da invenção do gênero conjunto de violoncelos. (2023). Revista De Estudios Brasileños, 9(20), 31-42. https://doi.org/10.14201/reb20229203142