v. 8 n. 17 (2021): Segundo Semestre 2021

					Visualizar v. 8 n. 17 (2021): Segundo Semestre 2021

Em 2001, a Universidade de Salamanca criou o Centro de Estudos Brasileiros, como um centro próprio e com o objetivo de promover as relações acadêmicas e de intercâmbio entre a Universidade e instituições brasileiras de Educação Superior. Desde então, o CEB conta com a colaboração da Embaixada do Brasil em Madri, a Junta de Castilla y León e a Fundação Cultural Hispano-Brasileira, entre muitas outras instituições acadêmicas e culturais nacionais e internacionais.

A Revista de Estudios Brasileños, criada em 2014, é uma das iniciativas promovidas pelo CEB, como parte do seu compromisso com a cooperação acadêmica e a divulgação científica sobre o Brasil. E para isso, a colaboração com a Universidade de São Paulo é decisiva, no sentido de fortalecer o diálogo na produção de difusão do conhecimento sobre o Brasil e a internacionalização da Universidade e deste Centro. Nesse sentido, o leitor e leitora encontrará neste número, na seção “Varia”, o artigo intitulado “Veinte años después”, que conta a trajetória da instituição, além de um conjunto de fotografias com alguns momentos importantes da história do CEB.

Como em todos os números, a REB publica na “Seção Geral” artigos que tratam de diferentes temas sobre o Brasil, mantendo a pluralidade de temas e enfoques analíticos. O “Dossiê” reúne sete artigos que, a partir de diferentes perspectivas, tratam do tema do desenvolvimento sustentável no Brasil. Os estudos reunidos na seção analisam algumas consequências da pandemia no Brasil, as possibilidades do turismo como prática para o desenvolvimento regional, a energia fotovoltaica, o tratamento de resíduos sólidos, a importância de um processo de urbanização sustentável e a política ambiental brasileira em perspectiva comparada.

Este número traz ainda uma entrevista realizada pela Prof.ª Ascensión Rivas Hernández à escritora brasileira, acadêmica e membro do nosso Conselho consultivo, Ana Maria Machado. A escritora foi objeto de homenagem na segunda edição do Congresso Internacional de Literatura Brasileira, que o CEB organiza a cada dois anos, em colaboração com a Academia Brasileira de Letras. Na entrevista, Ana Maria Machado conta sobre sua formação no doutorado sob a orientação de Roland Barthes, além do seu trabalho como escritora. Ainda neste número, Ignacio Berdugo (que desde 2022 assume a codireção da REB), assina um artigo sobre os desafios do Direito penal internacional na Amazônia brasileira.

Não podemos terminar esta apresentação sem agradecer enormemente a contribuição de todos os autores e autoras, pareceristas, revisores, enfim, todos os profissionais que colaboraram para que este número, finalmente, se publicasse.

Desejamos a todos e a todas, feliz leitura.

Publicado: 2021-10-10

Edição completa

Apresentação

Dossiê

Entrevista

Varia