Alterações de saúde em estudantes de enfermagem um ano depois do ingresso no curso de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018008103450

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Estresse Psicológico, Resiliência Psicológica, Saúde Mental

Resumo

Objetivo: Identificar as alterações ocorridas na saúde de estudantes de enfermagem um ano depois do ingresso no curso. Método: Pesquisa longitudinal, prospectiva e quantitativa, realizada em 2016 junto a estudantes de enfermagem do primeiro ano de duas universidades de São Paulo. No início e no final do ano letivo, aplicaram-se: Instrumento para Avaliação do Estresse em Estudantes de Enfermagem, Center for Epidemiologic Studies Depression Scale e Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. Para a análise, utilizou-se do teste ANOVA para modelos mistos. Resultados: Compuseram a amostra 117 estudantes em março e 100 em dezembro. Verificou-se aumento significativo do estresse em todos os domínios do instrumento, redução da duração e da qualidade subjetiva do sono e aumento do estresse geral e dos sintomas depressivos. Conclusão: O ambiente acadêmico de enfermagem apresenta potencial para o adoecimento do estudante. Sugere-se que as instituições repensem seus elementos curriculares, promovam a resiliência e criem espaços de promoção à saúde dos estudantes.

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Publicado

2019-07-15

Edição

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Artigo Original

Como Citar

Silva, R. M. da ., Costa, A. L. S. ., Mussi, F. C. ., Lopes , V. C. ., Batista , K. de M. ., & Santos, O. P. dos . (2019). Alterações de saúde em estudantes de enfermagem um ano depois do ingresso no curso de graduação. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 53, e03450. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018008103450