Educação superior em Enfermagem: o processo de trabalho docente em diferentes contextos institucionais

Autores

  • Valéria Marli Leonello University of São Paulo; School of Nursing; Professional Orientation Department
  • Maria Amélia de Campos Oliveira University of São Paulo; School of Nursing; Department of Nursing in Collective Health

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000700018

Resumo

Objetivo Analisar as características do trabalho docente no ensino superior em Enfermagem. Método Estudo exploratório e qualitativo cujo referencial teórico-metodológico foi o materialismo histórico e dialético. Como categoria analítica, adotou-se o processo de trabalho docente, ancorado nas concepções de trabalho e profissionalidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 24 docentes de três instituições de ensino superior da cidade de São Paulo, classificadas segundo a tipologia de contextos institucionais. Resultados Revelaram que os docentes dessas instituições de ensino superior constituem um grupo heterogêneo, submetido a diferentes condições de trabalho. A intensificação e a precarização do trabalho docente é comum aos três contextos, embora haja distinções importantes nas práticas didáticas relacionadas a ensino, pesquisa e extensão. Conclusão A profissionalização docente pode ser o ponto de partida para a análise e o enfrentamento de uma realidade tão distinta de trabalho e prática docente.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Leonello, V. M., & Oliveira, M. A. de C. (2014). Educação superior em Enfermagem: o processo de trabalho docente em diferentes contextos institucionais . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(6), 1093-1102. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000700018