Produção científica acerca de assédio moral em dissertações e teses no cenário brasileiro

Autores

  • Isabelle Cristinne Pinto Costa Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal da Paraíba
  • Solange Fátima Geraldo da Costa Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal da Paraíba
  • Cristiani Garrido de Andrade Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal da Paraíba
  • Regina Célia de Oliveira Universidade de Pernambuco; Universidade de Pernambuco
  • Fátima Maria da Silva Abrão Universidade Estadual da Paraíba; Universidade Estadual da Paraíba
  • Carlos Roberto Lyra da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000200012

Resumo

Objetivo Analisar a produção científica acerca de assédio moral em dissertações e teses no Brasil, com ênfase no ano de publicação; instituição de ensino; área do conhecimento; formação profissional e acadêmica dos autores; palavras-chave empregadas; e organização em um mapa conceitual. Método Estudo bibliométrico com abordagem quantitativa cuja amostra foi composta por 57 trabalhos, sendo cinco teses e 52 dissertações, publicadas no período de 2002 a 2012. Resultados Verificou-se que em 2012 foi o ano com maior quantidade de publicações. A região que se sobressaiu foi o Sudeste. A instituição com maior quantidade de publicações foi a Universidade Federal de Santa Catarina. Houve predominância das dissertações de mestrado e a maioria das publicações foi produzida por pesquisadores voltados à perspectiva multiprofissional. Conclusão Propõe-se ampliar a visão acerca do assédio moral, de forma a disseminar a produção científica, promover o avanço do debate e o levantamento das questões pertinentes.

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Publicado

2015-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Costa, I. C. P., Costa, S. F. G. da, Andrade, C. G. de, Oliveira, R. C. de, Abrão, F. M. da S., & Silva, C. R. L. da. (2015). Produção científica acerca de assédio moral em dissertações e teses no cenário brasileiro . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(2), 267-276. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000200012