Avaliação do processo ensino-aprendizagem de estudantes da área da saúde: manobras de ressuscitação cardiopulmonar

Autores

  • Patrícia Moita Garcia Kawakame Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Ana Maria Kazue Miyadahira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000400017

Resumo

OBJETIVOAvaliar o desempenho da habilidade e do conhecimento nas manobras de ressuscitação cardiopulmonar com o uso do desfibrilador externo automático, realizadas pelos estudantes de graduação da área da saúde em três etapas diferentes do processo ensino aprendizagem.MÉTODOFoi aplicado um instrumento de avaliação da habilidade, caracterizado por um modelo padrão "checklist", composto de 30 itens e outro para a avaliação do conhecimento, caracterizado por uma prova escrita composta de 40 questões objetivas. A amostra contou com 84 estudantes.RESULTADOSVerificou-se que após o curso teórico-prático, na habilidade houve um aumento no número de acertos nos 30 itens e no conhecimento um aumento no número de acertos nas 40 questões.CONCLUSÃOApós a aula teórica com demonstração, na habilidade, somente um dos itens atingiu o índice de acerto ≥ 90%. Já após o treino prático simulado na habilidade, 26 dos itens apresentaram índice de acertos superior a 90%, evidenciando a importância do treino prático no procedimento em pauta.

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Publicado

2015-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Kawakame, P. M. G., & Miyadahira, A. M. K. (2015). Avaliação do processo ensino-aprendizagem de estudantes da área da saúde: manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(4), 657-664. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000400017