Desenvolvimento e validação de instrumento para avaliar a ludicidade de jogos em saúde
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000600015Resumo
OBJETIVO Elaborar e validar um instrumento para a avaliação da ludicidade de jogos em contextos educativos da saúde. MÉTODO Pesquisa metodológica, exploratória e descritiva, desenvolvida em duas etapas: 1. aplicação de questionário aberto a 50 graduandos, com análise de conteúdo das respostas e cálculo do coeficiente Kappa para fechamento dos itens; 2. procedimentos de construção de escalas, com validação de conteúdo mediante análise dos juízes e estimativa de consenso pelo Content Validity Index(CVI). RESULTADOS Foram validados 53 itens acerca do caráter irrequieto dos jogos nas dimensões da ludicidade, dos componentes formativos da aprendizagem e do perfil dos jogadores. CONCLUSÃO A ludicidade pode ser avaliada por itens validados relacionados ao grau de envolvimento, de imersão e de reinvenção dos sujeitos na partida, ao lado da dinâmica e da jogabilidade do jogo.Downloads
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Publicado
2015-12-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
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Como Citar
Pires, M. R. G. M., Göttems, L. B. D., Silva, L. V. S., Carvalho, P. A., Melo, G. F. de, & Fonseca, R. M. G. S. da. (2015). Desenvolvimento e validação de instrumento para avaliar a ludicidade de jogos em saúde . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(6), 978-987. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000600015