Desenvolvimento e validação de instrumento para avaliar a ludicidade de jogos em saúde

Autores

  • Maria Raquel Gomes Maia Pires Universidade de Brasília; Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública
  • Leila Bernarda Donato Göttems Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal; Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde; Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Laianna Victoria Santiago Silva Universidade de Brasília; Faculdade de Ciências da Saúde; Departamento de Enfermagem
  • Paloma Aparecida Carvalho Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal; Centro Universitário do Distrito Federal; Hospital de Base
  • Gislane Ferreira de Melo Universidade Católica de Brasília
  • Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000600015

Resumo

OBJETIVO Elaborar e validar um instrumento para a avaliação da ludicidade de jogos em contextos educativos da saúde. MÉTODO Pesquisa metodológica, exploratória e descritiva, desenvolvida em duas etapas: 1. aplicação de questionário aberto a 50 graduandos, com análise de conteúdo das respostas e cálculo do coeficiente Kappa para fechamento dos itens; 2. procedimentos de construção de escalas, com validação de conteúdo mediante análise dos juízes e estimativa de consenso pelo Content Validity Index(CVI). RESULTADOS Foram validados 53 itens acerca do caráter irrequieto dos jogos nas dimensões da ludicidade, dos componentes formativos da aprendizagem e do perfil dos jogadores. CONCLUSÃO A ludicidade pode ser avaliada por itens validados relacionados ao grau de envolvimento, de imersão e de reinvenção dos sujeitos na partida, ao lado da dinâmica e da jogabilidade do jogo.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Pires, M. R. G. M., Göttems, L. B. D., Silva, L. V. S., Carvalho, P. A., Melo, G. F. de, & Fonseca, R. M. G. S. da. (2015). Desenvolvimento e validação de instrumento para avaliar a ludicidade de jogos em saúde . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(6), 978-987. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000600015