Estresse, coping e burnout da Equipe de Enfermagem de Unidades de Terapia Intensiva: fatores associados

Autores

  • Rafaela Andolhe Universidade Federal de Santa Maria; Departamento de Enfermagem
  • Ricardo Luis Barbosa Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Elaine Machado de Oliveira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Ana Lúcia Siqueira Costa Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica
  • Katia Grillo Padilha Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000700009

Resumo

Objetivo Investigar o estresse emocional, o coping e burnout da equipe de enfermagem e a associação com fatores biossociais e do trabalho em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Método Estudo transversal, realizado em oito UTI de hospital-escola, do município de São Paulo, em 2012. Coletaram-se dados biossociais e de trabalho dos profissionais, juntamente com Escalas de Estresse no Trabalho, Coping Ocupacional, Lista de Sinais e Sintomas e Inventário Maslach de Burnout. Resultados Participaram da pesquisa 287 sujeitos, predominantemente mulheres, com companheiro e filhos. O nível médio de estresse e coping controle foram prevalentes (74,47% e 79,93%, respectivamente) e a presença de burnout em 12,54%. Fatores associados ao estresse referiram-se às condições de trabalho. Ter companheiro, atuar em UTI Clínica e gostar do trabalho foram fatores de proteção para coping prevalente, enquanto que horas de sono adequadas foi fator de proteção para burnout. Conclusão O controle do ambiente de trabalho e o sono adequado são fatores decisivos e protetores para enfrentamento das situações de estresse ocupacional.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Andolhe, R., Barbosa, R. L., Oliveira, E. M. de, Costa, A. L. S., & Padilha, K. G. (2015). Estresse, coping e burnout da Equipe de Enfermagem de Unidades de Terapia Intensiva: fatores associados . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(spe), 58-64. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000700009