Formação em Enfermagem na Cruz Vermelha Brasileira na década de 1940: uma abordagem Foucaultiana*

Autores

  • Márcia Cristina da Cruz Mecone Universidade de São Paulo
  • Genival Fernandes de Freitas Universidade de São Paulo
  • Bárbara Barrionuevo Bonini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000800009

Resumo

Objetivos Identificar e analisar os enunciados discursivos que caracterizam a formação de RH em enfermagem, na década de 1940 pela Cruz Vermelha Brasileira. Método A abordagem das fontes documentais se deu através dos pressupostos do Método Histórico, problematizado a partir do pensamento de Michel Foucault. Resultados Historicamente, a formação dos recursos humanos (RH) em enfermagem, sobretudo na década de 1940, foi influenciada por um modelo peculiar de ensino, o militar. A Cruz Vermelha Brasileira vinculava-se ao Ministério da Guerra e a formação em enfermagem tinha ênfase na conduta moral, na disciplina, no respeito à hierarquia, que culminava na produção de “corpos dóceis” femininos na enfermagem. Os atributos esperados da enfermeira se constituíam na tríade da formação da identidade profissional à época: abnegação, disciplina e obediência. Conclusão O referido modelo reverbera práticas na formação ainda arraigadas na atualidade, seja no âmbito da gestão, da assistência e do ensino na enfermagem.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Mecone, M. C. da C., Freitas, G. F. de, & Bonini, B. B. (2015). Formação em Enfermagem na Cruz Vermelha Brasileira na década de 1940: uma abordagem Foucaultiana* . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(spe2), 60-67. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000800009