Webquest e história em quadrinhos na formação de recursos humanos em Enfermagem

Autores

  • Harriet Bárbara Maruxo Universidade de São Paulo
  • Cláudia Prado Universidade de São Paulo
  • Denise Maria de Almeida Universidade de São Paulo
  • Lucia Tobase Universidade de São Paulo
  • Manoela Gomes Grossi Universidade de São Paulo
  • Débora Rodrigues Vaz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000800010

Resumo

Objetivo Descrever o processo de construção e implementação da Webquest como estratégia pedagógica orientadora do estudo sobre as concepções pedagógicas, utilizando História em Quadrinhos (HQ). Método A primeira fase do estudo foi delineada como pesquisa aplicada de produção tecnológica. A segunda caracterizou-se como pesquisa exploratório-descritiva documental para análise das HQ no Curso de Licenciatura da EEUSP, em 2013. Resultados A Webquest proposta foi implementada, resultando em 18 HQ. Todas as concepções pedagógicas estudadas foram abordadas; foram utilizados os softwares indicados e o Power Point®, os enredos desenvolveram-se em diferentes cenários e a maioria das HQ contemplou os itens obrigatórios. Conclusão A utilização de diferentes recursos tecnológicos proporcionou o aprendizado, pela mobilização de múltiplas potencialidades, capacidades e interesses dos educandos, favorecendo a construção do aprendizado coletivo e colaborativo e fortalecendo características importantes e necessárias na formação profissional que influenciarão no perfil dos recursos humanos, em sintonia com as aspirações do mercado de trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Maruxo, H. B., Prado, C., Almeida, D. M. de, Tobase, L., Grossi, M. G., & Vaz, D. R. (2015). Webquest e história em quadrinhos na formação de recursos humanos em Enfermagem . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(spe2), 68-74. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000800010