Formação do eu professor na abordagem Walloniana*

Autores

  • Ana Lúcia Batista Aranha Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Leny Magalhaes Mrech Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação; Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada
  • Adriana Pereira Gonçalves Zacharias Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Luana Prado Figueredo Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Catarina Terumi Abe Mendonça Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo
  • Maria de Fátima Prado Fernandes Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000800011

Resumo

Objetivos Analisar como o professor percebe a construção de seu Eu Professor na perspectiva de Wallon e conhecer como vivencia seu cotidiano na escola na condição de ser o si mesmo e o outro. Método Estudo qualitativo que contou com 13 participantes atuantes no Curso Bacharelado em Enfermagem. A coleta de dados foi realizada em 2013, por meio de entrevistas submetidas à análise temática. Resultados Emergiram três categorias: Construção do Eu Professor; Viver o cotidiano apoiado em si mesmo e no outro; e Componentes da construção do Eu Professor, com destaque para a conscientização e valorização de si mesmo e do outro, edificando a construção do Eu Professor. Conclusão Os professores percorreram uma trajetória na qual permitiu reconhecer o si mesmo em diferentes movimentos da internalização do Eu.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Aranha, A. L. B., Mrech, L. M., Zacharias, A. P. G., Figueredo, L. P., Mendonça, C. T. A., & Fernandes, M. de F. P. (2015). Formação do eu professor na abordagem Walloniana* . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(spe2), 75-82. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000800011