O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes

Autores

  • Jussara Tolardo Messas Universidade Nove de Julho
  • Valéria Marli Leonello Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Maria de Fátima Prado Fernandes Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Gabriela Cristina da Costa Gonçalves Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Sarah Marília Bucchi Universidade de Santo Amaro
  • Vera Lucia Mira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000800015

Resumo

Objetivo Avaliar o ambiente educacional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, na perspectiva do estudante. Método Abordagem quantitativa com desenho exploratório. Participaram do estudo, 176 estudantes que responderam a uma escala Likert, com graduação de 1 a 5 para avaliação do ambiente educacional. Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratóriae testes estatísticos inferenciais; a confiabilidade do instrumento foi constatada pelo Alpha de Cronbach. Resultados A análise de dimensionalidade estabeleceu quatro fatores: Suporte à aprendizagem prática, com média de escore 3,64; Atitudes durante a aprendizagem, escore médio 2,92; Clima de aprendizagem, média 3,58 e Fragilidades da aprendizagem com 3,04. Conclusão O fator mais favorável do ambiente foi o Suporte à aprendizagem. As competências atitudinais atingiram escores mais baixos, sugerindo a necessidade de fortalecer esses aspectos durante a graduação.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Messas, J. T., Leonello, V. M., Fernandes, M. de F. P., Gonçalves, G. C. da C., Bucchi, S. M., & Mira, V. L. (2015). O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(spe2), 106-114. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000800015