Análise do desempenho dos estudantes de enfermagem no ensino por competências e no ensino para compreensão

Autores

  • Wana Yeda Paranhos Universidade Cidade de São Paulo
  • Adriano Aparecido Bezerra Chaves Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Marcos Antonio da Eira Frias Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Maria Madalena Januário Leite Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000800016

Resumo

Objetivo Analisar o desempenho dos estudantes da disciplina Estágio Curricular Supervisionado do projeto pedagógico baseado em Competências (currículo A) e dos estudantes do projeto pedagógico na perspectiva do Ensino para Compreensão (currículo B). Método Estudo exploratório descritivo, quantitativo e documental. O local da pesquisa foi uma universidade privada do município de São Paulo e para a coleta de dados foram utilizados 312 instrumentos de avaliação de desempenho dos estudantes da disciplina em questão. Resultados A avaliação do desempenho dos estudantes do currículo A não teve diferença em relação à média geral dos estudantes do currículo B. Os estudantes do A mostraram melhor desempenho em relação ao B na unidade de terapia intensiva e no tópico práticas pedagógicas, e os do B nos tópicos bases comportamentais e atitudinais e gestão. Os estudantes que são técnicos de enfermagem têm desempenho melhor e os que trabalham à tarde têm melhores notas. Conclusão Não foi comprovada a hipótese de que os estudantes da disciplina Estágio Curricular Supervisionado do currículo por compreensão (B) tem melhor desempenho que os estudantes do currículo por competências (A). A formação como técnico de enfermagem e turno de trabalho foram variáveis que interferiram no desempenho dos alunos independentemente do tipo de currículo. Durante o estudo houve a possibilidade de analisar os instrumentos de avaliação de desempenho dos estudantes, bem como o preenchimento pelos docentes, constatando-se que há necessidade de melhor estruturação na avaliação de desempenho do estudante e, principalmente, um processo de capacitação dos professores para a execução dessa atividade.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Paranhos, W. Y., Chaves, A. A. B., Frias, M. A. da E., & Leite, M. M. J. (2015). Análise do desempenho dos estudantes de enfermagem no ensino por competências e no ensino para compreensão . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(spe2), 115-121. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000800016