Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais

Autores

  • Dayane Mayara Gambini Parigi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Priscila Caccer Tomazelli Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Denise Maria de Almeida Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Débora Rodrigues Vaz Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Candice Heimann Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Cláudia Prado Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000800020

Resumo

RESUMO Objetivo Analisar o processo de construção da identidade docente na perspectiva do passado, presente e futuro na formação de professores de enfermagem por meio da integração de tecnologias digitais. Método Pesquisa descritivo-exploratória, vertente qualitativa, consolidada na aula presencial “Construção da Identidade Docente” em 2012. Das atividades síncronas e assíncronas, quatro foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Resultados No Chat identificaram-se marcas positivas e negativas e a reflexão da construção da própria identidade (seis categorias); no “Túnel do tempo” a projeção da futura identidade (quatro categorias); no “portfólio” a percepção da própria identidade (quatro categorias) e na avaliação da aula, a percepção das experiências vivenciadas na aula (duas categorias). Conclusão A integração das tecnologias digitais favoreceu a discussão e compreensão dos licenciandos, de maneira colaborativa, acerca de como sua identidade é construída e a projeção de sua futura identidade alinhada ao perfil e ao papel do professor exigidos na contemporaneidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Parigi, D. M. G., Tomazelli, P. C., Almeida, D. M. de, Vaz, D. R., Heimann, C., & Prado, C. (2015). Construção da identidade docente na formação de professores de enfermagem: reflexão mediada por tecnologias digitais . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(spe2), 144-149. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000800020