Associação do tempo de contato no programa educativo em diabetes mellitus no conhecimento e habilidades de autocuidado

Autores

  • Mariana Almeida Maia Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem
  • Ilka Afonso Reis Universidade Federal de Minas Gerais; Departamento de Estatística
  • Heloísa de Carvalho Torres Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000100008

Resumo

OBJETIVO Verificar a relação entre o tempo de contato de usuários em programas educativos e as variáveis conhecimento e autocuidado em diabetes mellitus. MÉTODO Estudo longitudinal de abordagem quantitativa, com a participação, na fase inicial, de 263 usuários vinculados às Unidades Básicas de Saúde de Belo Horizonte, Brasil, durante os anos de 2012 e 2013. Foram coletados dados com relação ao tempo de contato total de participação dos usuários no programa educativo, quanto aos conhecimentos e ao autocuidado em diabetes mellitus adquiridos. Os dados foram analisados por meio do teste t-Student para a comparação de médias, considerando um nível de significância de 0,05. RESULTADOS A amostra final resultou em 151 usuários. A análise revelou que a melhora nos escores de autocuidado foi estatisticamente maior durante a intervenção educativa de 8 horas ou mais (valor-p < 0,05). No respeito aos escores de conhecimentos, houve melhora estatisticamente significativa ao final do programa educativo. Não foi possível identificar um valor para o tempo de contato a partir do qual houvesse um aumento dos escores médios para a habilidade do conhecimento. CONCLUSÃO Para melhorar a efetividade da promoção das habilidades relacionadas ao conhecimento e ao autocuidado em diabetes mellitus, é necessário considerar o tempo de contato como fator relevante do programa educativo.

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Publicado

2016-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Maia, M. A., Reis, I. A., & Torres, H. de C. (2016). Associação do tempo de contato no programa educativo em diabetes mellitus no conhecimento e habilidades de autocuidado . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 50(1), 59-64. https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000100008