Construção e validação de tecnologia educativa sobre cuidados com úlcera venosa
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000200018Resumo
OBJETIVO Construir e validar uma tecnologia educativa para cuidados com úlcera venosa. MÉTODO Estudo metodológico realizado em cinco fases: diagnóstico situacional; revisão da literatura; desenvolvimento de textos, ilustrações e diagramação; validade de aparência e de conteúdo pelo Índice de Validade de Conteúdo, avaliação do Índice de Legibilidade de Flesch; e teste piloto. RESULTADOS A tecnologia desenvolvida foi do tipo cartilha intitulada Cartilha para cuidados com úlcera venosa, constituída de sete tópicos: Alimentação, Caminhadas e exercícios leves, Repouso com a perna elevada, Cuidados com o curativo, Terapia compressiva, Apoio familiar, e manter hábitos saudáveis. A validade aparente revelou concordância mínima de 85,7% na clareza e compreensibilidade. O Índice de Validade de Conteúdo total foi de 0,97, o Índice de legibilidade de Flesch foi de 75%, o que correspondeu à leitura "razoavelmente fácil". O teste piloto revelou que 100% das pessoas com úlcera venosa avaliaram o texto como compreensivo e as ilustrações, como adequadas. CONCLUSÃO A tecnologia educativa mostrou-se válida quanto à aparência e ao conteúdo, com potencial de utilização na prática clínica.Downloads
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Publicado
2016-04-01
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Artigo Original
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Como Citar
Benevides, J. L., Coutinho, J. F. V., Pascoal, L. C., Joventino, E. S., Martins, M. C., Gubert, F. do A., & Alves, A. M. (2016). Construção e validação de tecnologia educativa sobre cuidados com úlcera venosa . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 50(2), 309-316. https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000200018