Análise das atividades de integração ensino-serviço desenvolvidas nos cursos de saúde da Universidade Federal da Bahia

Autores

  • Aline Silva Baldoino Universidade Federal da Bahia
  • Renata Meira Veras Instituto of Humanities, Arts and Sciences

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000300003

Resumo

Esse estudo teve como objetivo levantar e discutir os dados acerca das atividades de integração ensino-serviço de cursos de saúde oferecidos na Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresentando os cenários de práticas e as principais di culdades existentes na relação entre a uni- versidadeeosserviçosdesaúde.Tratou-sedeumapesquisaqualitativa,decaráterdescritivoexploratório,utilizando-seumquestionáriocomo instrumento de investigação aplicado aos coordenadores dos cursos de saúde selecionados. A seleção foi mediante a leitura do projeto político pedagógico, sendo selecionados os seguintes cursos: enfermagem, sioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia e saúde coletiva. Os resultados indicaram 8 tipos de atividades de integração ensino-serviço, 57 cenários de prática e as principais di culdades. Concluiu-se que esses cursos estão aderindo às mudanças na formação acadêmica em saúde, tendo em vista o grande número de unidades básicas de saúde que integram o processo de ensino serviço. Dessa forma, ressalta-se que a UFBA contempla atividades na área de saúde que viabilizam a integração-ensino no processo de formação superior, embora existam algumas di culdades nesta relação apontadas pelos coordenadores.

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Publicado

2016-06-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Baldoino, A. S., & Veras, R. M. (2016). Análise das atividades de integração ensino-serviço desenvolvidas nos cursos de saúde da Universidade Federal da Bahia . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 50(spe), 17-24. https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000300003