Análise das atividades de integração ensino-serviço desenvolvidas nos cursos de saúde da Universidade Federal da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000300003Resumo
Esse estudo teve como objetivo levantar e discutir os dados acerca das atividades de integração ensino-serviço de cursos de saúde oferecidos na Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresentando os cenários de práticas e as principais di culdades existentes na relação entre a uni- versidadeeosserviçosdesaúde.Tratou-sedeumapesquisaqualitativa,decaráterdescritivoexploratório,utilizando-seumquestionáriocomo instrumento de investigação aplicado aos coordenadores dos cursos de saúde selecionados. A seleção foi mediante a leitura do projeto político pedagógico, sendo selecionados os seguintes cursos: enfermagem, sioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia e saúde coletiva. Os resultados indicaram 8 tipos de atividades de integração ensino-serviço, 57 cenários de prática e as principais di culdades. Concluiu-se que esses cursos estão aderindo às mudanças na formação acadêmica em saúde, tendo em vista o grande número de unidades básicas de saúde que integram o processo de ensino serviço. Dessa forma, ressalta-se que a UFBA contempla atividades na área de saúde que viabilizam a integração-ensino no processo de formação superior, embora existam algumas di culdades nesta relação apontadas pelos coordenadores.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-06-01
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Baldoino, A. S., & Veras, R. M. (2016). Análise das atividades de integração ensino-serviço desenvolvidas nos cursos de saúde da Universidade Federal da Bahia . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 50(spe), 17-24. https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000300003