Temas educativos para escolares sob a perspectiva dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Autores

  • Larissa Larie Mota Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
  • Selma Regina de Andrade Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000300017

Resumo

Objetivo Sistematizar, junto aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de um município catarinense, os principais temas para a elaboração de um instrumento educativo sobre atenção às urgências, dedicado à população em idade escolar. Método Estudo qualitativo, realizado por meio de encontros no formato de grupo focal, com 19 profissionais que desenvolvem suas atividades no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência municipal. Os dados foram categorizados e analisados com a técnica de análise temática. Resultados Os conteúdos debatidos nos encontros foram agrupados em quatro categorias temáticas: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a escola: educação e promoção da saúde para as crianças; Como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência funciona: o que é importante saber?; Tem algo errado, e agora? e; Estamos quase concluindo, dê sua opinião. Conclusão Os temas específicos resultantes dos encontros contribuíram para a produção de um instrumento educacional sobre as atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que poderá ser utilizado pelo Programa Saúde na Escola para promover educação em saúde na área de atenção às urgências junto à população em idade escolar.

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Publicado

2016-06-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Mota, L. L., & Andrade, S. R. de. (2016). Temas educativos para escolares sob a perspectiva dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 50(spe), 114-121. https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000300017