Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória

Autores

  • Anazilda Carvalho da Silva Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Andrea Bernardes Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Yolanda Dora Martinez Évora Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Célia Barcellos Dalri Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Alexandre Ribeiro da Silva Valpamed Emergências Médicas
  • Camila Santana Justo Cintra Sampaio Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0080-623420160000700016

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Educação Continuada, Parada Cardíaca, Ressuscitação Cardiopulmonar, Enfermagem em Emergência

Resumo

OBJETIVO Desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) visando à capacitação de trabalhadores da equipe de enfermagem e condutores de veículo de emergência em Suporte Básico de Vida (SBV) no atendimento à Parada Cardiorrespiratória, e avaliar a qualidade do seu conteúdo junto a especialistas na área de Urgência e Emergência. MÉTODO Pesquisa aplicada, de produção tecnológica. A metodologia utilizada foi baseada no Modelo de Design Instrucional (ADDIE), que estrutura o planejamento de ensino-aprendizagem em estágios distintos (analysis, design, development, implementation and evaluation). O AVA foi composto por textos elaborados a partir de pesquisa bibliográfica, links, vídeo construído a partir de um cenário de simulação em laboratório e questões para avaliar a fixação do conteúdo, organizados em módulos. RESULTADOS Após a sua construção, foi avaliado como adequado para satisfazer às necessidades do público-alvo, por oito juízes especialistas, sendo disponibilizado para acesso eletrônico. CONCLUSÃO O AVA tem potencial como ferramenta para formação e capacitação em SBV porser facilmente integrado a outras abordagens pedagógicas e estratégias com metodologias ativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Silva, A. C. da, Bernardes, A., Évora, Y. D. M., Dalri, M. C. B., Silva, A. R. da, & Sampaio, C. S. J. C. (2016). Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 50(6), 990-997. https://doi.org/10.1590/s0080-623420160000700016