Processo de enfermagem informatizado em Unidade de Terapia Intensiva: ergonomia e usabilidade

Autores

  • Sônia Regina Wagner de Almeida Hospital Regional Homero de Miranda Gomes
  • Grace Teresinha Marcon Dal Sasso Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Enfermagem
  • Daniela Couto Carvalho Barra Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0080-623420160000700017

Palavras-chave:

Processos de Enfermagem, Informática em Enfermagem, Sistemas de Informação, Registros Eletrônicos de Saúde, Unidades de Terapia Intensiva

Resumo

OBJETIVO Analisar os critérios de ergonomia e usabilidade do Processo de Enfermagem Informatizado a partir da Classificação Internacional para as Práticas de Enfermagem, em Unidade de Terapia Intensiva, de acordo com os padrões da InternationalOrganization for Standardization (ISO). MÉTODO Pesquisa quantitativa, quase-experimental do tipo antes e depois, com uma amostra de 16 participantes, realizada em uma Unidade de Terapia Intensiva. Coleta de dados realizada por meio da aplicação de cinco casos clínicos simulados e instrumento de avaliação. A análise dos dados foi realizada pela estatística descritiva e inferencial. RESULTADOS Os critérios organização, conteúdo e técnico foram considerados "excelentes", e o critério interface "muito bom", obtendo médias 4,54, 4,60, 4,64 e 4,39, respectivamente. Os padrões analisados obtiveram médias acima de 4,0, sendo considerados "muito bons" pelos participantes. CONCLUSÃO O Processo de Enfermagem Informatizado possui padrões ergonômicos e de usabilidade de acordo com os padrões estabelecidos pela ISO. Esta tecnologia apoia a decisão clínica do enfermeiro fornecendo conteúdo completo e atualizado para a prática de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva.

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Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Almeida, S. R. W. de, Sasso, G. T. M. D., & Barra, D. C. C. (2016). Processo de enfermagem informatizado em Unidade de Terapia Intensiva: ergonomia e usabilidade. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 50(6), 998-1004. https://doi.org/10.1590/s0080-623420160000700017