O plano individual de parto como estratégia de ensino-aprendizagem das boas práticas de atenção obstétrica

Autores

  • Nádia Zanon Narchi Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Graduação em Obstetrícia, São Paulo, SP, Brazil. http://orcid.org/0000-0003-0075-2360
  • Kelly Cristina Máxima Pereira Venâncio Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem, São Paulo, SP, Brazil. http://orcid.org/0000-0001-7128-1098
  • Fernanda Marçal Ferreira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem, São Paulo, SP, Brazil. http://orcid.org/0000-0003-3383-1540
  • Juliana Romano Vieira Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Graduação em Obstetrícia, São Paulo, SP, Brazil. http://orcid.org/0000-0001-8995-5994

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018009103518%20

Palavras-chave:

Enfermagem Obstétrica, Prática Clínica Baseada em Evidência, Ensino Superior, Parto Humanizado

Resumo

Objetivo Verificar o conhecimento de estudantes sobre o plano individual de parto e conhecer sua opinião a respeito da utilização dessa estratégia de ensino-aprendizagem e das boas práticas obstétricas. Método Estudo descritivo, com alunos de Obstetrícia que cursavam estágios na atenção básica. A coleta dos dados realizada de 01/2017 a 05/2017, por meio digital, na Plataforma Google Formulários®. A análise foi realizada por estatística descritiva de categorização de enunciados. O estudo seguiu os padrões éticos exigidos. Resultados O formulário foi enviado a 97 discentes e respondido por 40% deles. Todos os respondentes informaram conhecer o plano de parto, e 87% aplicaram-no durante o atendimento de pré-natal. Os apontamentos mais frequentes (45%) acerca do plano de parto foram os que promoviam empoderamento e autonomia à mulher. As sugestões metodológicas mais citadas para a sua aplicação foram focar o conteúdo (76%) e aumentar o número de encontros (50%). O plano individual de parto foi reconhecido por 79% dos participantes como importante estratégia de ensino. Conclusão Além de conhecerem o plano de parto e aplicá-lo, os estudantes o consideram muito relevante para o ensino e a aprendizagem das boas práticas obstétricas.

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Publicado

2019-09-05

Edição

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Artigo Original

Como Citar

Narchi, N. Z. ., Venâncio, K. C. M. P. ., Ferreira, F. M. ., & Vieira, J. R. . (2019). O plano individual de parto como estratégia de ensino-aprendizagem das boas práticas de atenção obstétrica. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 53, e03518. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018009103518