Grau de satisfação dos usuários de um hospital universitário: a influência da presença de alunos

Autores

  • Flávia Janólio Costacurta Pinto da Silva Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil http://orcid.org/0000-0002-9866-5654
  • Mayra Gonçalves Menegueti Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil http://orcid.org/0000-0001-7955-4484
  • Thamiris Ricci de Araújo Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil http://orcid.org/0000-0003-4571-9855
  • Joseilze Santos de Andrade Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE, Brasil http://orcid.org/0000-0003-0488-2840
  • Carmem Silva Gabriel Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil http://orcid.org/0000-0003-2666-2849
  • Ana Maria Laus Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil http://orcid.org/0000-0002-6339-0224

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018023003498%20

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade, Qualidade da Assistência à Saúde, Avaliação em Saúde, Satisfação do Paciente, Pacientes Internados

Resumo

Objetivo: Avaliar o grau de satisfação dos usuários internados em um Hospital Universitário quanto à qualidade do serviço hospitalar no período letivo versus período não letivo. Método: Estudo transversal desenvolvido em três unidades de internação com pacientes de 18 a 80 anos, que permaneceram internados por um período mínimo de 72 horas. Aplicaram-se um instrumento para a caracterização sociodemográfica da população e a escala para mensurar o grau de satisfação (SERVQUAL). A coleta de dados ocorreu em dois momentos distintos, caracterizados como período letivo e período não letivo. Resultados: Foram entrevistados 305 usuários do serviço, de ambos os sexos, com média de idade de 46,2 anos. Em relação às dimensões que compõem a escala SERVQUAL, a empatia foi referida como a que os usuários atendidos no período letivo se demonstraram mais insatisfeitos (p=0,01). Quanto à dimensão atendimento, o grau de satisfação dos usuários foi maior no período letivo (p=0,01). No tocante à tangibilidade, confiabilidade e segurança não houve diferença entre os dois períodos. Conclusão: Os usuários identificam uma melhor empatia e atendimento durante o período letivo, porém tal percepção não se refletiu na segurança e confiabilidade em relação ao serviço.

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Publicado

2019-12-02

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Silva, F. J. C. P. da ., Menegueti, M. G. ., Araújo, T. R. de ., Andrade, J. S. de ., Gabriel, C. S. ., & Laus, A. M. . (2019). Grau de satisfação dos usuários de um hospital universitário: a influência da presença de alunos. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 53, e03498. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018023003498