Associação dos fatores de estresse e sintomas depressivos com o desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018030403530%20

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Estresse Psicológico, Depressão, Desempenho Acadêmico

Resumo

Objetivo: Verificar a associação dos fatores de estresse e da sintomatologia depressiva com o desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem. Método: Pesquisa observacional, transversal, quantitativa, realizada em uma universidade pública em Manaus. Utilizou-se de dados sociodemográficos para a caracterização dos estudantes, do coeficiente de rendimento escolar e rendimento semestral individual, da Escala de Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem e da Escala de rastreamento de sintomatologia depressiva. Para a análise, foi utilizado o Coeficiente de correlação de Pearson, teste de ANOVA e a regressão linear múltipla. Resultados: Participaram 155 estudantes de enfermagem. Os fatores de estresse na realização das atividades práticas, comunicação profissional e formação profissional tiveram uma correlação positiva com rendimento semestral individual, enquanto o fator depressão, interpessoal, somática e iniciativa tiveram correlação negativa. Conclusão: O presente estudo identificou aspectos positivos dos fatores de estresse para um melhor desempenho acadêmico, todavia, a presença de sintomas depressivos implicou menor desempenho acadêmico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-12-02

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Fonseca, J. R. F. da ., Calache, A. L. S. C. ., Santos, M. R. dos ., Silva, R. M. da S., & Moretto, S. A. (2019). Associação dos fatores de estresse e sintomas depressivos com o desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 53, e03530. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018030403530