Impacto da formação educacional dos enfermeiros sobre a comunicação, a inteligência emocional e a empatia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018015903465

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Comunicação em Enfermagem, Inteligência Emocional, Empatia, Relações Enfermeiro-Paciente

Resumo

Objetivo: Determinar o impacto da formação acadêmica do enfermeiro nas suas atitudes voltadas para a comunicação, a inteligência emocional e a empatia. Método: Elaboração transversal, na qual foi utilizado um instrumento para medir as atitudes voltadas para a comunicação, outro para a empatia e um último para a inteligência emocional e duas perguntas para analisar a formação dos participantes. Para comprovar o efeito das variáveis estudadas, foram realizadas ANOVA de um fator, correlações de Pearson e modelos de regressão linear múltipla hierárquica. Resultados: A amostra de estudo foi de 438 enfermeiras de hospitais de Valência. Existem diferenças nas variáveis estudadas em função da titulação e formação específica recebida, observando menor capacidade empática e inteligência emocional nos graduados e nos de menor formação específica. As correlações mais fortes foram entre os fatores das dimensões de comunicação. A tomada de perspectiva e clareza emocional foram as principais variáveis preditoras nos modelos de regressão. Conclusão: A formação acadêmica influi nas variáveis estudadas, portanto, parece necessário elaborar programas educacionais que incidam no ensino dessas habilidades para garantir uma melhor qualidade do serviço.

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Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Prado-Gascó, V. J. ., Giménez-Espert, M. del C. ., & Valero-Moreno, S. . (2019). Impacto da formação educacional dos enfermeiros sobre a comunicação, a inteligência emocional e a empatia. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 53, e03465. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018015903465