The narrativity of singer-actress Martha Herr in Cantos by Tim Rescala

Authors

  • Fausto Borém Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ilza Nogueira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.168887

Keywords:

Narrativity in music performance, Performance by singer-actress Martha Herr, Social psychology and music, Analysis of music videos, Theatrical music by Tim Rescala

Abstract

First of a series of three case studies on the narrative performance of singer-actress Martha Herr (1952-2015), this study analyses Cantos (1994), for solo voice, by Tim Rescala, resorting to mAAVm (Method for the Analysis of Audios and Videos of Music) by Fausto Borém (2016), and concepts from music narrativity (ALMÉN, 2003; Maus 1991). Initially, we analyzed the text-music binomial in the score. Subsequently, as informed spectators, we observed the (con)text-sound-image trinomial in a professional video (HERR, 2008), which was part of the 42nd Festival de Música Nova (2007, São Paulo). Finally, we analyzed the interrelationships between composition and performance. We observed that Martha Herr transcends the stricto sensu musical interpretation of the score, planning and constructing meticulously a hypertextual narrative discourse with multiple characters (including her own persona). This is achieved by means of: (1) a personal interpretation of the musical motives identified in the piece, (2) the addition of a new vocal effect, (3) the interaction with props and stage lighting, (4) the translation, retraction and extension of her kinesphere, and (5) the creation of a theatrical context in which she incorporates characters. These contributions result from a meticulous planning and construction of a theatrical performance charged with distinctive facial expressions, gestures and subliminal meanings. by means of Thus, she transcends the compositional content showing a peculiar ability to narrate and instigate ideas dizzyingly, which results from imagination, versatility and integration between the strata of (con)text, sound and image.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Fausto Borém, Universidade Federal de Minas Gerais

    Fausto Borém é Professor Titular da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde criou o Mestrado e a Revista Per Musi. É pesquisador do CNPq desde 1994 e seus resultados de pesquisa incluem dois livros, três capítulos de livro, dezenas de artigos sobre práticas de performance e suas interfaces (composição, análise, musicologia, etnomusicologia e educação musical) em periódicos nacionais e internacionais, dezenas de edições de partituras e recitais nos principais eventos nacionais e internacionais de contrabaixo. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior como solista, teórico, compositor e professor. Acompanhou músicos eruditos como Yo-Yo Ma, Midori, Menahen Pressler, Yoel Levi, Fábio Mechetti e Arnaldo Cohen e músicos populares como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Henry Mancini, Bill Mays, Kristin Korb, Grupo UAKTI, Toninho Horta, Juarez Moreira, Tavinho Moura, Roberto Corrêa e Túlio Mourão.

  • Ilza Nogueira, Universidade Federal da Paraíba

    Ilza Nogueira é graduada em Música (Bacharelado em Instrumento, 1972) e Letras (Licenciatura em Línguas Anglo-Germânicas, 1971) pela Universidade Federal da Bahia. Tem especialização em "Novo Teatro Musical" realizada na Escola Superior de Música de Colônia/Alemanha (1977), sob a orientação de Maurício Kagel. Tem Mestrado em Composição realizado na Universidade Estadual de New York em Buffalo (1984) e Doutorado (Ph.D.) em Composição também realizado nessa última instituição (1985), sob a orientação de Lejaren Arthur Hiller. No período de 1989-1990, realizou pós-doutoramento em Teoria da música na Universidade de Yale, sob orientação da Dra. Janet Schmalfeldt. É professora aposentada do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde lecionou disciplinas teóricas no Bacharelado em Instrumento, Composição e Teoria da Música no Programa de Pós-Graduação em Música, tendo sido Editor Chefe da publicação científica desse programa, o periódico "Claves". Sua experiência na área de Artes/Música tem ênfases em Composição e Teoria Analítica da Música. Como pesquisadora, vem atuando principalmente nos seguintes temas: musica brasileira contemporânea, teorias analíticas contemporâneas, narratividade e narratografia musical. Nos anos 2000 a 2015 coordenou o projeto de pesquisa "Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA", cujos produtos (edições críticas de partituras com comentários analíticos, edições de textos teóricos com comentários críticos e edições de catálogos-web de compositores) encontram-se divulgados e disponibilizados no "site" http://www.mhccufba.ufba.br. É membro efetivo da Academia Brasileira de Música (cadeira N.º 27) e membro fundador da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA), tendo sido eleita Presidente para os biênios 2014-2016 e 2016-2018.

References

ALMÉN, Byron. “Narrative Archetypes: A Critique, Theory, and Method of Narrative Analysis”. Journal of Music Theory, 47/1, 2003, p.1-39.

ALVES, José Adalberto Coelho. A Tentação do ocidente. In: Arabesco: da música árabe e da música portuguesa. Cap.7. Lisboa: Assírio & Alvim, 1989, p.83-91.

AMAZON SERVICES LLC ASSOCIATES PROGRAM. Spell and [s]ound, unlocking your French pronounciation: Garrrgle your R. In: http://www.spellandsound.com/best-ways-to-say/french-r. Spell and Sound. 2016 (Acesso em 15 de maio, 2016).

BORÉM, Fausto. A Cinesfera da Voz e do Corpo da Cantora-atriz Martha Herr. In: Corporeidade e Educação Musical. Org. por Patrícia Furst Santiago, Betânia Parizzi e Jussara Fernandino. Belo Horizonte: Centro de Musicalização Integrado da UFMG, 2017, p.71-95.

BORÉM, Fausto. MaPA e EdiPA: duas ferramentas analíticas para as relações texto-som-imagem em vídeos de música. Musica Theorica, v.1, 2016, p.1-37. São Paulo: TeMA/USP.

BORÉM, Fausto; NOGUEIRA, Ilza. A Corporalidade musical de Martha Herr: versatilidade, crítica e humor. In: Anais do 2º Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, 2017, Florianópolis, UDESC p.104-117.

BORÉM, Fausto; TAGLIANETTI, Ana Paula. Construção de uma performance cênica para as três modinhas imperiais de Lino José Nunes (1789-1847). Opus. v.22, n.2.São Paulo, 2016, p.193-215.

BORÉM, Fausto; TAGLIANETTI, Ana Paula. A trajetória cênico-musical de Elis Regina. Per Musi. n.29. Belo Horizonte: UFMG. 2014, p.39-52.

CHION, Michel. Audio-Vision Sound on Screen. Prefácio de Walter Murch. Ed. e trad. para o inglês por Claudia Gorbman. New York: Columbia University Press, 1994.

EKMAN, PAUL. Universal Facial Expressions of Emotions. California Mental Health Research Digest, v.8, n.4, 1970, p.151-158.

EKMAN, Paul. An Argument for Basic Emotions. Cognition and Emotion, v.6, n.3/4, 1992, p.169-200.

EKMAN, Paul. Differential Communication of Affect by Head and Body Cues. Journal of Personality and Social Psychology, v.2, n.5, 1965, p.726-735.

EKMAN, PAUL. Universals and Cultural Differences in Facial Expressions of Emotion. In: Nebraska Symposium on Motivation. Ed. por J. K. Cole, v.19. Lincoln: University Of Nebraska Press, 1972.

EKMAN, PAUL. What Scientists Who Study Emotion Agree About. Perspectives on Psychological Science, v.11, n.1, 2016, p.31-34.

EKMAN, Paul; FRIESEN, Wallace V. A Tool for the Analysis of Motion Picture Film or Video Tape. American Psychologist, v.24, n.3, 1969, p.240-243.

EKMAN, Paul; FRIESEN, Wallace V. A New Pan-Cultural Facial Expression of motion. Motivation and Emotion, v.10, n.2, 1986, p.159-168.

EKMAN, Paul; FRIESEN, Wallace V. A. Unmasking the face: A Guide to Recognizing Emotions from Facial Expressions. Los Altos, California: Malor Books (e-book), 2003.

EKMAN, Paul; SORENSON, E. R.; FRIESEN, W. V. Pan-Cultural Elements in Facial Display of Emotions. Science, n.164, 1969, p.86-88.

GUSE, Cristine Bello. Vozes em conversa/notas de programa: Cantos - Tim Rescala (1994). In: Retratos da canção. São Paulo: Sesc Ipiranga, 2006, p.4 (nota de programa).

HAGA, Egil. Correspondences Between Music and Body Movement. Oslo: University of Oslo, Faculty of Humanities, 2008. (Doctorate Dissertation in Music).

HAMILL, J.; KNUTZEN, K. M. Bases biomecânicas do movimento humano. São Paulo: Manole, 2008.

HERR, Martha. As Normas da boa pronúncia do português no canto e no teatro: comparando os documentos de 1938 e 1958. ARTEunesp. v.16. São Paulo: Unesp, 2003, p.25-39.

HERR, Martha. Mudanças nas Normas para a boa pronúncia da língua portuguesa no canto e no teatro no Brasil: 1938, 1956 e 2005. Per Musi. v.15. Belo Horizonte: UFMG, 2007, p.35-40.

HERR, Martha. Um Modelo para Interpretação da Canção Brasileira nas Visões de Mário de Andrade e Oswaldo de Souza. Música Hodie. v.4. Goiânia: UFG, 2004, p.27-37.

HERR, Martha; CAICEDO, Patricia. Patricia Caicedo Interviews Dr. Martha Herr Part I. Vídeo de 9 minutos e 1 sedgundo, postado em em 30 de jul de 2010 por mundoartsmusic. Disponível em https://youtu.be/U_FHUakdLN8. 2010

HERR, Martha; MATTOS, Wlad; KAYAMA, Adriana. Brazilian Portuguese: Norms for Lyric Diction. Journal of Singing. nov-dez, v.65, 2008, p.195-211.

HERR, Martha; MATTOS, Wlad; RUBIM, Myrian; KAYAMA, Adriana; CARVALHO, Flávio; MONTEIRO DE CASTRO, Luciana; PEDROSA DE PÁDUA, Mônica. PB Cantado: Normas para a Pronúncia do Português Brasileiro no Canto Erudito. Revista Opus. v.13: Porto Alegre: ANPPOM, 2008, p.16-38.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. Org. e ed. por Lisa Ullmann. Trad. de Anna Maria Barros de Vecchi e Maria Silvia Mourão Netto. Apresentação de Maria Duschenes. São Paulo: Summus Editorial, 1978.

LACERDA, Marcos; BOSCO, Francisco. A XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Prefácio do catálogo. In: https://tinyurl.com/tker6ge. Rio de Janeiro: MINC/Funarte, 2015, p.3. (catálogo).

MAGILL R. A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. 5.ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.

MAUS, Fred Everett. Music as narrative. Indiana Theory Review, v.12, 1991, p.1-34.

MERRELL, Floyd. Charles Sanders Peirces’s Concept of the Sign. In: The Routledge Companion to semiotics and linguistics. Org. by Paul Cobley. Londres: Routledge, 2001, p.28-39.

PACHECO, Claudia de O. L. M.; MARÇAL, Márcia; PINHO, Sílvia Maria R. Registro e cobertura: arte e ciência no canto. Revista CEFAC: Speech, Language, Hearing Sciences and Education Journal. v.6, n.4, out-dez, São Paulo, 2004, p.429-435.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. Tradução José Teixeira Coelho Neto. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

PLAZA, Julio. Tradução intersemiótica. Coleção Estudos, nº 93. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003 (publicado anteriormente em 1987).

RENGEL, Lenira Peral. Dicionário Laban. Campinas: Unicamp, 2001. 138p (Dissertação de Mestrado).

RESCALA, Tim. Obras (ordem cronológica). In: Tim Rescala: compositor, pianista, arranjador e autor teatral. In: www.timrescala.com.br/br/obras. 2019a (Acesso em 21 de novembro, 2019).

RESCALA, Tim. Óperas e musicais. In: Tim Rescala: compositor, pianista, arranjador e autor teatral. In: http://www.timrescala.com.br/br/operas. 2019b (Acesso em 21 de novembro, 2019).

RESCALA, Tim. Re: Cantos. E-mail de Tim Rescala em 22 de novembro de 2018. Rio d Janeiro: 2018a.

RESCALA, Tim. Re: Valeu, Tim! Última pergunta, please: o que é "Sonno canti tris" em italiano?. E-mail de Tim Rescala a Fausto Borém em 30 de novembro de 2018. Rio de Janeiro, 2018b.

RESCALA, Tim. Re: Não achei "Sinn" em italiano, somente "Sinn" em alemão = sentido. E-mail de Tim Rescala a Fausto Borém em 2 de dezembro de 2018. Rio de Janeiro, 2018c.

RESCALA, Tim. Re: Qual é a penúltima nota de "Cantos"?. E-mail de Tim Rescala a Fausto Borém em 2 de dezembro de 2018. Rio de Janeiro, 2018d.

RESCALA, Tim. Re: Afinidade de "Ai, cantador" com "boca chiusa" ao final de "Cantos". E-mail de Tim Rescala a Fausto Borém em 2 de dezembro de 2018. Rio de Janeiro, 2018e.

RUSSELL, James A. A Circumplex Model of Affect. Journal of Personality and Social Psychology. Vancouver. v.39, n.6, 1980, p.1161-1178.

SALZMAN, Eric; DÉSI, Thomas. The New music theater: Seeing the voice, hearing the body. New York: Oxford University Press, 2008.

SAMPAIO, João Luis. Morre a soprano Martha Herr. In: Música clássica e ...um pouco de tudo. Blog João Luis Sampaio. Estadão. 1 de novembro. In: https://tinyurl.com/uqmnkra 2015.

SEYMOR, Chatmanm. Story and Discourse. Ithaca: Cornell University Press, 1978.

SCHMIDT, Richard A. Aprendizagem e performance motora: dos princípios à prática. São Paulo: Movimento, 1993.

SCHMIDT, Richard A.; WRISBERG, Craig A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Trad. Ricardo Petersen. 2.ed. São Paulo: Artmed, 2001.

SIDNEY, Eduardo. Memória Globo: Escolinha do Professor Raimundo. In: https://tinyurl.com/uvu4cc7. 2016 (Acesso em 10 de maio de 2016).

STERN, Daniel. The Interpersonal World of the Infant. New York: Basic books, 2000.

Referências de partitura e vídeo

HERR, Martha. Vozes em Conversa. 42.º Festival de Música Nova. Obras de Eduardo Guimarães Álvares, Almeida Prado, Achille Picchi, Edson Zampronha, L. C Csekö, Ilza Nogueira, Gilberto Mendes, Willy Corrêa de Oliveira, Jocy de Oliveira e Tim Rescala. São Paulo: Pipoca Cine Vídeo, 2008. (CD de vídeo)

HERR, Martha; RESCALA, Tim. Martha Herr interpreta "Cantos" de Tim Rescala. Com Martha Herr (canto e cena); Tim Rescala (composição), Iacov Hillel (direção cênica e iluminação) e Marcelo Nicolino (direção de vídeo), 2008. In: https://youtu.be/fXAuku7alIU. Vídeo de 5 minutos e 25 segundos, postado no Youtube por Fausto Borém em 21 de abril de 2016.

HERR, Martha; MENDES, Gilberto. Martha Herr interpreta “Ir alten Weib” de Gilberto Mendes. Com Martha Herr (canto e cena); Gilberto Mendes (composição), Iacov Hillel (direção cênica e iluminação) e Marcelo Nicolino (direção de vídeo), 2008. In: https://youtu.be/A5nQBP3ldnA. Vídeo de 8 minutos e 21 segundos, postado no Youtube por Fausto Borém em 21 de abril de 2016.

HERR, Martha; ÁLVARES, Eduardo. Martha Herr interpreta "Marthóperas" de Eduardo Álvares. Com Martha Herr (canto e cena); Eduardo Álvares (composição), Iacov Hillel (direção cênica e iluminação) e Marcelo Nicolino (direção de vídeo), 2008. In: https://youtu.be/e5fxwbjt1zY. Vídeo de 6 minutos e 09 segundos, postado no Youtube por Fausto Borém em 21 de abril de 2016.

McDAVIT, Carol; RESCALA, Tim. Cantos (1994) de Tim Rescala. Com Carol McDavit (canto e cena); Tim Rescala (composição), 2002. In: https://youtu.be/4TsIVIAei4g. Vídeo de 4 minutos e 28 segundos, postado no Youtube por Tim Rescala em 23 de fevereiro de 2012.

RESCALA, Tim. Cantos, para atriz-cantora. 4 páginas. Rio de Janeiro: Edição do compositor, 1994. (partitura).

Published

2020-07-05

How to Cite

The narrativity of singer-actress Martha Herr in Cantos by Tim Rescala. (2020). Revista Música, 20(1), 1-38. https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.168887

Funding data