Texture and material in contemporary musical thought

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.207375

Keywords:

György Ligeti, Elliott Carter, Structure, Texture, Morton Feldman

Abstract

Abstract: The word texture designates, according the definition of the Robert dictionary, the arrangement of the threads of something woven, applying naturally to the principles of weaving, and, by extension, may concern the arrangement of sound elements.Within the music vocabulary, the term texture is infrequent and generally ignored by the specialized dictionaries; this notion assumes, however, a crucial place in the reflection of a considerable number of composers since the fifties. Allowing for a particularly renewed consideration of matters of timbre and orchestral writing, it shall hereby be examined successively in the works of Ligeti, Lutoslawski, Brown, Carter, Feldman as well as throughout the electroacoustic endeavour.

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Author Biographies

  • Luigi Brandão, Universidade Federal de Minas Gerais

    Luigi Brandão é Bacharel em Música (violão) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2021), Mestre em Música pela mesma instituição (2020) e Doutorando em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Performance Musical, sob orientação do professor Flavio Barbeitas

  • Alejandro Jara, Sem Registro de Afiliação

    Alejandro Aladino Astudillo Jara é professor de violão, produtor de concerto, arranjador e compositor. Como musicista e pesquisador, tem interesse num repertório contemporâneo com ênfase na temporalidade, assim como a utilização de tecnologias na análise e composição musical. Gosta de manter a tradição de violonista-arranjador, trazendo para o repertório violonístico peças de outros instrumentos. Nesse sentido, agora esta trabalhando em transcrições, para violão solista e conjuntos de câmara, do compositor francês Erik Satie, material que utiliza em aulas de Ensino Coletivo do Violão (ECV). É membro fundador da equipe Concertinho, grupo de violonistas que leva à comunidade de Florianópolis o fazer violonístico desde 2017, organizando recitais de violão e música de câmara, de forma periódica e em diferentes pontos de aceso gratuito na cidade. Alejandro é natural do Chile e mora no Brasil desde o ano 2016. É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Chile em 2013, Bacharelado em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, em 2021, e Mestrado em Música na linha de pesquisa "Processos Criativos" no Programa de Pós-Graduação em Música, PPGMUS, também na UDESC. O titulo da dissertação é "Entre Categorias: traçando pontes entre a textura e o tempo na peça Triadic Memories de Morton Feldman", foi supervisada pelo professor Dr. Luigi Antonio Irlandini e foi financiada através da bolsa PROMOP da UDESC. Durante o Bacharelado teve orientação instrumental dos professores Marcelo Brombilla, André de Moura, Bruno Madeira e Luiz Mantovani. Participou de masterclasses com importantes violonistas de nível nacional, com Edson Lopes e Glauber Rocha, internacional, com Danilo Cabaluz (Chile), José Antonio Escobar (Chile), Romilio Orellana (Chile) e Vladislav Bláha (República Tcheca). Desempenhou-se como bolsista do projeto "Ponteio - Violão na UDESC" entre os anos 2018 e 2019.

References

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Published

2023-09-01

How to Cite

Texture and material in contemporary musical thought. (2023). Revista Música, 23(1), 617-629. https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.207375