Domenico Scarlatti em Portugal: O Som Italiano no MM 58 da Universidade de Coimbra
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v11i0.55097Abstract
Para conhecer Domenico Scarlatti (1685-1757), a sua vida e a sua obra, é obrigatório segui-lo em Portugal. Todavia, para além de estudos pontuais, não existe uma avaliação rigorosa e completa do rasto português de Scarlatti. Do mesmo modo, falta a correcta avaliação e justificação da sua obra portuguesa: a que foi intencional e a que produziu e deixou ao cuidado e interesse dos seus amigos. Sem pretender eliminar a lacuna do conhecimento, este trabalho responde simplesmente a um desafio feito à sombra da celebração do tricentenário do nascimento de Carlos Seixas (1704-1742) e à luz dos manuscritos da Universidade de Coimbra: explicar a presença de uma sonata de Domenico Scarlatti, como nº 10 do índice de um volume com 30 Tocatas de Carlos Seixas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2006-12-17
Issue
Section
Articles
License
Copyright (c) 2006 José Maria Pedrosa Cardoso
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
Domenico Scarlatti em Portugal: O Som Italiano no MM 58 da Universidade de Coimbra. (2006). Revista Música, 11, 45-62. https://doi.org/10.11606/rm.v11i0.55097