MOTETTI, MADRIGALI ET CANZONE FRANCESE DE GIOVANNI BASSANO

CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA

Autores/as

  • Daniel Figueiredo Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v18iespecial.151090

Palabras clave:

Diminuição, Renascença, Giovanni Bassano

Resumen

Este artigo tem como objetivo contextualizar e comentar o livro Motetti, madrigali et canzone francese de Giovanni Bassano, publicado em Veneza em 1591. A edição original do livro foi perdida durante a Segunda Guerra Mundial e conhece-se apenas uma cópia manuscrita de 1890, feita pelo musicólogo alemão Friedrich Chrysander. A obra é o segundo livro publicado por G. Bassano e um dos maiores livros de diminuições da época, na qual, ele apresenta cerca de cinquenta diminuições sobre uma ou duas vozes de peças a quatro, cinco e seis vozes, a maioria motetos de Giovanni Pierluigi da Palestrina e madrigais de Cipriano de Rore. Giovanni Bassano era cantor, compositor e cornetista, membro de uma famosa família de construtores de instrumentos, compositores e instrumentistas estabelecida em Londres e em Veneza, teve como seu tutor Girolamo Dalla Casa, a quem sucedeu no posto de diretor de música instrumental na Basílica de São Marcos.

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Publicado

2018-10-21

Cómo citar

MOTETTI, MADRIGALI ET CANZONE FRANCESE DE GIOVANNI BASSANO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA. (2018). Revista Música, 18(especial), 179-192. https://doi.org/10.11606/rm.v18iespecial.151090