A criatividade e a experimentação na performance e docência performática em tempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179790

Palabras clave:

Experimentação performática, Instrumentistas, Cantores, Professores de performance, Criatividade

Resumen

O texto relata parte dos impactos ocorridos nas práticas musicais realizadas por profissionais e professores de performance após a instauração no planeta da COVID 19, fato que impôs aos seus profissionais a utilização de suportes virtuais, a fim de que essas ações não fossem paralisadas. Foram avaliados os prejuízos e os benefícios conquistados nessa pandemia pela utilização de práticas virtuais no ambiente performático como um todo e em que medida essa tecnologia poderá impactar a performance no futuro. No texto também foram introduzidos alguns depoimentos de profissionais ligados a realização de eventos musicais, participação em práticas musicais diversas, bem como depoimentos de professores de instrumento e canto que tiveram de utilizar a tecnologia para ministrarem suas aulas. Serviram de fundamentação teórica os textos do físico quântico Amit Goswami e do compositor Marcos Câmara de Castro, entre outros.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Sonia Regina Albano de Lima, Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes/ Saber Musical

    Sonia R. Albano de Lima tem doutorado em Comunicação e Semiótica- Artes (PUC-SP); pós-doutorado em música pelo IA-UNESP, pós-graduação lato sensu em práticas instrumentais e música de câmara (FMCG); especialização em interpretação musical e música de câmara com o Prof. Walter Bianchi (FMCG); bacharelado em instrumento - piano (FMCG); bacharelado em direito (USP); licenciatura curta em educação musical e habilitação para o ensino de piano (Instituto Musical de São Paulo). Estudou piano e música de câmara regularmente com os professores Martin Braunwieser, Sonia Muniz, Roberto Sabbag e Walter Bianchi. Foi professora de piano e música de câmara, diretora e coordenadora artística e pedagógica da Escola Municipal de Música e da Faculdade de Música Carlos Gomes. Atua no Programa de Mestrado e Doutorado do IA-UNESP desde 2005. É segunda líder de pesquisa do Grupo de Pesquisa em Educação Musical do IA-UNESP (G_PEM-UNESP). Foi presidente da ANPPOM no período de 2015 a 2019. Autora e organizadora de livros, coletâneas e textos de revistas científicas voltados para a interdisciplinaridade, performance e educação musical.

Referencias

ALBANO DE LIMA, Flavia. Depoimento, enviado em 08 de outubro de 2020.

CÂMARA DE CASTRO, Marcos. Além da partitura: ou elementos para uma musicologia da performance. In. ALBANO DE LIMA (org.) Performance sob uma perspectiva pluralista. Aguardando publicação. São Paulo: Musa Editora, 2020.

FRESCA, Camila. Brasil Musical, Lições da pandemia. Revista Concerto, outubro de 2020, p. 8.

GOSWAMI, Amit. Criatividade para o século XXI: Uma visão quântica para a expansão do potencial criativo. São Paulo, Aleph, 2012.

MAIORINO, A. V.; COLABARDINI, J. C. M.; GABRIEL, F. O Festival Internacional de Música em Casa: tecnologias, aprendizagens e práticas musicais em tempos de COVID-19. No prelo, 2020.

MOJOLA, Celso. A gravação e a performance ao vivo. Texto inédito, elaborado em dezembro de 1999.

RISARTO, Maria Elisa. Depoimento, enviado em 23 de outubro de 2020.

SILVA, Valdemir da. Depoimento, enviado em 22 de outubro de 2020.

TUDISSAKI, Shirlei Escobar. Depoimento, enviado em 21 de outubro de 2020.

YOSHIURA, Eunice Vaz, YÁZIGI, Eduardo e SPINELLI, João J. O porquê e como de um congresso de criatividade no Brasil. In: YOSHIURA, Eunice Vaz, YÁZIGI, Eduardo e SPINELLI, João J, YÁZIGI, Latife (organizadores). Criatividade – Uma busca interdisciplinar. São Paulo: UNESP, 1999.

Publicado

2020-12-20

Cómo citar

A criatividade e a experimentação na performance e docência performática em tempos de pandemia. (2020). Revista Música, 20(2), 313-336. https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179790