BRIC - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul: uma perspectiva

Auteurs

  • Paulo Borba Casella Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Mots-clés :

Cooperação econômica, Relações Internacionais, BRIC, Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul.

Résumé

O espaço de cooperação possível e todavia em construção entre as novas potencias emergentes dos assim chamados? BRIC?, que reúnem Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, representa uma perspectiva nova para a ordenação do mundo globalizado do século XXI. Mais de duas décadas depois do final da guerra fria (1949-1989), que condicionou durante mais de uma geração a operação dos eixos de poder e de relações internacionais do conjunto do mundo, a atual situação de crises internas nos Estados Unidos e na União Europeia os tornam menos aptos e menos presentes no exterior e criaram vazio de governança global, que pode ser desempenhado por esse grupo de países, que representam metade da população do planeta.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Paulo Borba Casella, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Professor Titular de Direito Internacional Público e Vice-diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; professor visitante das Universidades de Paris-Sorbonne (2007), Panthéon-Assas (2006), Estrasburgo (2005), e Macau, China (2007, 2008, 2009, 2010). Presidente da Comissão de Publicação da Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Téléchargements

Publiée

2010-01-01

Numéro

Rubrique

Direito Internacional

Comment citer

BRIC - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul: uma perspectiva. (2010). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 105, 435-472. https://www.periodicos.usp.br/rfdusp/article/view/67909