Escuela sin Partido e Ideología de Género: reflexiones sobre la educación e la lucha por la construcción de una sociedad justa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v9p162-178

Palabras clave:

Educación, Género, Desigualdad, Sociedad, Política

Resumen

Este artículo es resultado del esfuerzo colectivo para la conclusión de una asignatura de Preparación Pedagógica para la Enseñanza Superior, cuya sugerencia fue un debate concentrado en Educación y Género. Siguiendo esta propuesta, vamos a problematizar el discurso de la Escuela sin Partido, proyecto de ley que se dice políticamente neutro, pero al revés, se muestra adherido al combate de la llamada ideología de género y cargado de valores morales y religiosos muy específicos, característicos de una visión conservadora y perdurable de las desigualdades entre hombres y mujeres. Para la discusión, retomamos sobre todo el concepto de educación como práctica emancipadora planteada por Adorno y Paulo Freire, pues ambos suponen sujetos activos, cuestionadores y potencialmente transformadores de la sociedad y, por lo tanto, con capacidad para la superación del sexismo y el machismo. Al final, reafirmamos la educación como lugar privilegiado y fundamental para los avances de muchos temas relativos a la violencia y discriminaciones estructurales de género.

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Biografía del autor/a

  • Neiza Cristina Santos Batista, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa. Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias

    Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, Londrina PR, Brasil; especialização em Gestão Pública pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, Apucarana, PR, Brasil; mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Atua como Analista em Desenvolvimento Humano e Social da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias que integra a Área de Transferência de Tecnologias, Salvador, Bahia, Brasil.

  • Lou Muniz Atem, Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno Infantil

    Graduada em Psicologia Possui graduação em Psicologia e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil; especialista em Psicopatologia do Bebê pela Universidade Paris Nord 13 – Paris, França; doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e pesquisadora do Laboratório de Saúde Mental Coletiva da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Felipe de Almeida Kurosaki Gemelgo, Universidade de São Paulo.Programa Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades

    Mestrando em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP), no Programa Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades. Terapeuta Ocupacional graduado também pela USP, com período de intercâmbio (graduação sanduíche) na University of Limerick / Irlanda, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem experiência em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Tem interesse, principalmente, nos seguintes temas: saúde e sociedade; saúde mental e atenção psicossocial; estratégias para o enfrentamento de violências e opressões; diversidades; direitos sociais e humanos; formação de consciência política; e formação de recursos humanos em saúde, educação e assistência social.

     
  • Lucila de Jesus Mello Gonçalves, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia Social

    Graduada em Psicologia e mestra em Saúde Pública e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil; especialização em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

  • Ligia Rufine Nolasco, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia Clínica

    Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, Brasil, e em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, Brasil; mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e do Laboratório de Psicanálise e Sociedade da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Renato Otaviano do Rego, Universidade de São Paulo

    Médico Veterinário graduado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN, Brasil; mestre pelo programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil;. doutorando no Programa de Pós-graduação em Clínica Cirúrgica Veterinária da Universidade de São Paulo., São Paulo, SP, Brasil.

     

Referencias

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Publicado

2019-08-16

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Escuela sin Partido e Ideología de Género: reflexiones sobre la educación e la lucha por la construcción de una sociedad justa. (2019). Revista Gestión & Políticas Públicas, 9(1), 162-178. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v9p162-178