Projeto de extensão voltado a educação em saúde para pacientes com síndrome metabólica pós-infecção de Covid-19 na região Amazônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2023.201575

Palavras-chave:

COVID-19, Síndrome metabólica, Comportamento saudável

Resumo

Em 2020, um novo coronavírus acarretou a declaração pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de um evento pandêmico global. Com a expansão da pandemia para mais territórios, o acometimento dos grupos de risco passou a ser significativamente mais evidente do que em grupos previamente hígidos. Indivíduos categorizados como obesos, pacientes diagnosticados com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) e hipertensos demonstraram ser mais suscetíveis a casos mais graves do que outras parcelas da sociedade, reforçando ainda mais a grande prevalência dessas doenças no mundo moderno. Pelo período curto desde o início dos casos de COVID-19, poucos estudos conseguem abordar o diagnóstico ou mesmo o desenvolvimento das sequelas a longo prazo, o que muitas vezes pode levar anos até serem percebidas ou iniciarem seu curso clínico. Com estudos apontando a possibilidade da ocorrência de sintomas ou agravamento da síndrome metabólica em pacientes pós-infectados, o processo de educação em saúde objetivou estabelecer formas de criar e conscientizar sobre como manter a qualidade de vida e a alimentação saudável, a fim de contribuir para a redução nos impactos negativos a longo prazo da síndrome metabólica prévia ou iniciada após a COVID-19. O projeto de extensão focou, assim, na prevenção do desenvolvimentoa posteriori de complicações ocasionadas pela infecção do SARS-Cov-2 por meio do incentivo a um estilo de vida de qualidade. O uso de cartilhas educativas e questionários de satisfação ao atendimento foram ferramentas para o esclarecimento sobre como realizar as mudanças no estilo de vida, além da atenção multidisciplinar como auxílio na consolidação da educação em saúde para estes pacientes. Desta maneira, os integrantes deste projeto buscaram fomentar a pesquisa sobre esta área ainda com poucos estudos populacionais, incentivando a construção de conhecimento sobre o curso clínico deste vírus. Havendo o contato entre os membros do projeto e os pacientes, a construção das relações ocorre bilateralmente, com a intercomunicação entre o conhecimento acadêmico e os valores culturais, trazendo a melhoria futura para os pacientes.

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Biografia do Autor

  • Danillo Monteiro Porfírio, Universidade Federal do Pará. Faculdade de Medicina. Instituto de Ciências da Saúde, Belém, (PA), Brasil.

    Acadêmico de Medicina

  • Isabella Mesquita Sfair Silva, Universidade Federal do Pará. Faculdade de Medicina. Instituto de Ciências da Saúde, Belém, (PA), Brasil.

    Acadêmica de Medicina

  • Thirza Damasceno Ramos Oliva, Universidade Federal do Pará. Faculdade de Medicina. Instituto de Ciências da Saúde, Belém, (PA), Brasil.

    Acadêmica de Medicina

  • Janine Maria Rodrigues Medeiros, Universidade Federal do Pará. Faculdade de Medicina. Instituto de Ciências da Saúde, Belém, (PA), Brasil.

    Acadêmica de Medicina

  • Gisele Alves Morikawa Caldeira, Universidade Federal do Pará. Faculdade de Medicina. Instituto de Ciências da Saúde, Belém, (PA), Brasil.

    Acadêmica de Medicina

  • Alline Peralta Castro, Universidade Federal do Pará. Faculdade de Medicina. Instituto de Ciências da Saúde, Belém, (PA), Brasil.

    Acadêmica de Medicina

  • Beatriz de Souza Kato, Universidade Federal do Pará. Faculdade de Medicina. Instituto de Ciências da Saúde, Belém, (PA), Brasil.

    Acadêmica de Medicina

  • Paulo Henrique Monteiro da Silva, Universidade Federal do Pará. Faculdade de Medicina. Instituto de Ciências da Saúde, Belém, (PA), Brasil.

    Acadêmico de Medicina

  • Rosana Maria Feio Libonati, Universidade Federal do Pará. Faculdade de Medicina. Instituto de Ciências da Saúde, Belém, (PA), Brasil.

    Doutora em medicina

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Publicado

2023-11-27

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
Porfírio DM, Silva IMS, Oliva TDR, Medeiros JMR, Caldeira GAM, Castro AP, et al. Projeto de extensão voltado a educação em saúde para pacientes com síndrome metabólica pós-infecção de Covid-19 na região Amazônica. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 27º de novembro de 2023 [citado 17º de maio de 2024];56(3):e-201575. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/rmrp/article/view/201575