Percepção de esforço e dispneia em pediatria: revisão das escalas de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i1p25-35Palavras-chave:
Criança, Métodos de Avaliação, Percepção, Esforço físico, Escalas, DispneiaResumo
Modelo do estudo: revisão bibliográfica. Objetivo: revisar e apresentar diferentes escalas utilizadas para avaliação da percepção de esforço e dispneia em crianças e adolescentes. Metodologia: revisão bibliográfica com consulta nas bases de dados: Medline/PubMed e SPORTDiscus (EBSCO), sem restrição de data, realizada no período de fevereiro a maio de 2013. Foram utilizados os descritores: child, perceived exertion, dyspnea, scale. Consideradas publicações que validaram e utilizaram escalas de percepção de esforço e/ou dispneia específicas para crianças e adolescentes. Resultados: foram encontrados 154 estudos, dos quais 12 foram incluídos nessa revisão. Identificou-se um total de 15 escalas validadas na língua inglesa e 1 em português, sendo que a maioria delas utiliza como base a escala de Borg. Cada uma possui particularidades, considerando o tipo de exercício e atividade que será desempenhada, a situação clinica a ser avaliada e idade da criança. Sua adequada aplicação pode retratar informações confiáveis e viabilizar a participação ativa desse grupo etário durante diferentes atividades, auxiliando na área assistencial e cientifica. Conclusões: não há nenhuma escala considerada padrão ouro até o momento. Todas são elaboradas com Figuras, descritores verbais e numéricos, para facilitar a compreensão das crianças e permitir que as mesmas tenham entendimento das próprias sensações de dispneia e de esforço.Downloads
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Publicado
2014-03-30
Edição
Seção
Artigo de Revisão
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Como Citar
1.
Martins R, Assumpção MS de, Schivinski CIS. Percepção de esforço e dispneia em pediatria: revisão das escalas de avaliação. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de março de 2014 [citado 4º de maio de 2024];47(1):25-3. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/rmrp/article/view/80094