O futuro da Educação na Universidade: avanços possíveis e necessários
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.189735Palabras clave:
Capacitação de Professores, Educação em Saúde, Tecnologia Educacional, Relações Interpessoais, Saúde do Estudante, Covid-19Resumen
Este artigo traz uma reflexão sobre transformações possíveis e necessárias, a partir das experiências vividas por docentes, estudantes e instituições de ensino ao longo do ano de 2020, na medida em que sobreviviam, aprendiam e se adaptavam à pandemia da COVID-19. Não resta dúvidas de que a maneira de ensinar deverá estar alicerçada em conhecimentos pedagógicos, práticas colaborativas, na tecnologia educacional, infraestrutura de informática e práticas avaliativas que favoreçam a aprendizagem, através do feedback e da interação mais próxima entre aprendiz e professor. O futuro aponta para o ensino híbrido que deve auxiliar os estudantes a alcançarem a competência para a prática profissional. O desenvolvimento de habilidades interpessoais será fundamental, em especial na formação de profissionais da área da saúde. A oferta de oportunidades para o desenvolvimento docente e a estruturação de comunidades de prática para a aprendizagem colaborativa também serão essenciais.
A maior flexibilização dos currículos e a mediação tecnológica do processo de ensino e aprendizagem devem favorecer intercâmbios e a internacionalização das instituições de ensino. Deste modo, tanto o ensino de graduação, pós-graduação lato e stricto-sensu tende a ampliar seu escopo e deixará de ficar circunscrito aos seus nichos de origem, expandindo-se para a realização de convênios nacionais e internacionais.
Os espaços universitários e os momentos presenciais deverão estar adaptados a nova realidade, que permita ao estudante a aquisição de competências clínicas e relacionais essenciais e que requerem atividades presenciais em cenários da prática profissional. Na área da saúde garantir estes momentos de formação seguirá como um requisito fundamental, assim, as salas de aula, os laboratórios e os campos de estágios devem ser seguros, permitindo uma orientação e supervisão direta por parte dos docentes e preceptores. Além disso, será necessário reafirmar que não existe dilema entre a formação de profissionais da saúde e a segurança do paciente, como houve a partir da suspensão das atividades práticas da maioria dos estudantes dos cursos da saúde no Brasil. Formar profissionais da saúde, num contexto de emergência sanitária, tem importância equivalente a cuidar de pessoas em qualquer cenário. Isso vale também para o acesso a equipamentos de proteção individual e a vacinas. Os desafios estão lançados e as possibilidades de avanço emergem e precisam ser aproveitadas a partir de um trabalho coeso entre gestores universitários, corpo docente, técnico administrativo e discentes.
Descargas
Referencias
Oliveira MB de, Silva LCT, Canazaro JV, Carvalhido MLL, Souza RRCD, Neto JB, et al. O ensino híbrido no Brasil após pandemia do covid-19 / Hybrid teaching in Brazil after covid-19 pandemic. Braz J Dev. 20 de janeiro de 2021;7(1):918–32.
Bacich L, Tanzi-Neto A, Trevisani F. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso Editora; 2015.
McLaughlin JE, Roth MT, Glatt DM, Gharkholonarehe N, Davidson CA, Griffin LM, et al. The flipped classroom: a course redesign to foster learning and engagement in a health professions school. Acad Med J Assoc Am Med Coll. fevereiro de 2014;89(2):236–43.
Means B, Toyama Y, Murphy R, Bakia M, Jones K. Evaluation of Evidence-Based Practices in Online Learning: A Meta-Analysis and Review of Online Learning Studies [Internet]. Centre for Learning Technology; 2009 [citado 23 de março de 2021]. Disponível em: https://repository.alt.ac.uk/629/
Crecci VM, Fiorentini D. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM DOCENTE. Educ Em Rev [Internet]. 2018 [citado 23 de março de 2021];34. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-46982018000100111&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Matthews D. Anthropologist studies why professors don’t adopt innovative teaching methods [Internet]. [citado 23 de março de 2021]. Disponível em: https://www.insidehighered.com/news/2017/07/06/anthropologist-studies-why-professors-dont-adopt-innovative-teaching-methods
Caramori U, Amaral E, Bastos J, Abreu M, Rodrigues O, Paludetto J, et al. Educadores do Amanhã - Desenvolvimento Estudantil em Educação Médica. Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2020;
Caramori U, Mello JB de, Barretto CAP, Costa R de MR, Peña SS, Ramos ALC, et al. Projeto Fellows: Habilidades de Educação para Estudantes das Profissões da Saúde. Rev Bras Educ Médica [Internet]. 2020 [citado 23 de março de 2021];44(1). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-55022020000100403&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
BRASIL. PORTARIA No 2.117, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2019 - DOU - Imprensa Nacional [Internet]. [citado 23 de março de 2021]. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou
Goudouris E, Struchiner M. Aprendizagem Híbrida na Educação Médica: uma Revisão Sistemática. Rev Bras Educ Médica. dezembro de 2015;39(4):620–9.
Thibault GE. The future of health professions education: Emerging trends in the United States. FASEB BioAdvances. 2020;2(12):685–94.
Pears M, Yiasemidou M, Ismail MA, Veneziano D, Biyani CS. Role of immersive technologies in healthcare education during the COVID-19 epidemic. Scott Med J. 1o de novembro de 2020;65(4):112–9.
Matos FA de, Costa E. Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem: relato em tempo de pandemia. Rev Docência Ensino Super. 28 de novembro de 2020;10:1–18.
Darnton R, Lopez T, Anil M, Ferdinand J, Jenkins M. Medical students consulting from home: A qualitative evaluation of a tool for maintaining student exposure to patients during lockdown. Med Teach. 1o de fevereiro de 2021;43(2):160–7.
Javaid M, Khan IH. Internet of Things (IoT) enabled healthcare helps to take the challenges of COVID-19 Pandemic. J Oral Biol Craniofacial Res. 1o de abril de 2021;11(2):209–14.
Brasil. Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD [Internet]. Ministério da Defesa. [citado 23 de março de 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/defesa/pt-br/acesso-a-informacao/lei-geral-de-protecao-de-dados-pessoais-lgpd/lei-geral-de-protecao-de-dados-lgpd-1
Tango MD, Lima LP de, Santos IS dos, Grutzmann LF, Pinheiro PJR, Mena GO, et al. A missão da universidade no contexto da pandemia de COVID-19. Rev Fim Mundo. 21 de outubro de 2020;(03):208–25.
Deshmukh J. Speculations on the post-pandemic university campus – a global inquiry. Archnet-IJAR Int J Archit Res [Internet]. 1o de janeiro de 2021 [citado 23 de março de 2021];ahead-of-print(ahead-of-print). Disponível em: https://doi.org/10.1108/ARCH-10-2020-0245
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Fabio Carmona, Mário Luís Ribeiro Cesaretti, Anamaria Siriani de Oliveira, Valdes Roberto Bollela
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.