Análise de possíveis fatores de interferência no uso da voz durante atividade docente

Autores

  • Bárbara Gabriela Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
  • Tiago Visacre Chammas Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
  • Marcia Simões Zenari Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
  • Renata Rodrigues Moreira Universidade de São Paulo. Hospital Universitário
  • Alessandra Giannella Samelli Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
  • Kátia Nemr Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2017051000092

Palavras-chave:

Professores Escolares. Distúrbios da Voz, epidemiologia. Ruído, efeitos adversos. Perda Auditiva. Fatores de Risco. Condições de Trabalho.

Resumo

OBJETIVO: Mensurar o risco de disfonia em professores, bem como investigar se os aspectos vocais perceptivo-auditivos e acústicos em situação de ruído, a relação sinal-ruído e os níveis de ruído em sala de aula estão associados à presença de disfonia. MÉTODOS: Pesquisa transversal observacional com 23 professores da educação infantil e ensino fundamental de uma escola particular do município de São Paulo divididos nos grupos sem disfonia e com disfonia. Foram realizados os seguintes procedimentos: protocolo de rastreio de risco de disfonia geral (PRRD-Geral) e complementar para voz falada – professor (PRRD-Específico), gravação da voz durante aula e em situação individual em sala silenciosa, medição da relação sinal-ruído e dos níveis de ruído das salas de aula. RESULTADOS: Foram encontradas diferenças entre os grupos quanto à atividade física (PRRD-Geral) e particularidades da profissão (PRRD-Específico), bem como em todos os aspectos da análise vocal perceptivo-auditiva. No grupo sem disfonia, foram encontrados sinais de desgaste da voz. Quanto aos recursos vocais nas situações de ruído e silêncio, identificamos diferença para produção de ataque vocal brusco e tendência de uma fala mais precisa na situação-ruído. Tanto a relação sinal-ruído quanto os níveis de ruído das salas durante a aula foram elevados nos dois grupos. CONCLUSÕES: Os professores dos dois grupos estão expostos a riscos elevados para o desenvolvimento de disfonias e apresentam sinais vocais negativos em maior ou menor grau. A relação sinal-ruído apresentou-se inadequada em grande parte das salas de aula, considerando-se as normas tanto para crianças com audição normal quanto para aquelas com perda auditiva, assim como os níveis de ruído equivalentes.

Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Silva, B. G., Chammas, T. V., Zenari, M. S., Moreira, R. R., Samelli, A. G., & Nemr, K. (2017). Análise de possíveis fatores de interferência no uso da voz durante atividade docente. Revista De Saúde Pública, 51, 124. https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2017051000092