Identidade étnica e orgulho pela Oktoberfest relacionadas às percepções de risco dos residentes em momentos de crise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i3p107-126

Palavras-chave:

Identidade cultural, percepção de risco, benefícios, atitudes, eventos

Resumo

A crise econômica, social e sanitária que surgiu na esteira da Covid-19 despertou o interesse dos acadêmicos e dos gestores de eventos, pela compreensão das percepções dos residentes de destinos, sobre os riscos e os benefícios associados a eventos do porte da Oktorbefest (Blumenau, Brasil), e sua influência nas respostas atitudinais e comportamentais dos moradores num momento de grande adversidade como este. Esta pesquisa explora a influência da identidade cultural e do envolvimento dos residentes com um festival, nos riscos e benefícios percebidos, se o evento fosse realizado em 2021, ainda sob o impacto da COVID-19. A pesquisa utilizou questionários aplicados online a uma amostra de 600 respondentes. Os resultados das análises - monovariadas, Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória / Modelagem de Equações Estruturais - sugerem uma ligação entre os atributos testados. A identidade cultural fortalece sentimentos e crenças positivas que contribuem para atitudes e comportamentos favoráveis ​​aos turistas, reduzindo a percepção de risco, apontando o desejo dos moradores pelo festival. As evidências obtidas com esse estudo contribuem com a gestão de eventos de grande porte, destacando-se ainda, a originalidade da pesquisa é destacada ao realizar a sobreposição teórica das dimensões identidade cultural, pertencimento, orgulho, receptividade, percepção de risco e benefícios associados aos festivais, estudadas separadamente em pesquisas anteriores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Añanã, Edar da Silva, Fabrícia Durieux Zucco, Cynthia Morgana Boos de Quadros, Thamires Foletto Fiuza, and Fernanda de Souza Farias. 2020. “The Influence of Cultural Inheritance in Residents’ Subjective Well- Being, in Ethnic Festivals: The Case of Oktoberfest in Blumenau, Santa Catarina, Brazil.” Journal of Tourism Quarterly 2(June):28–39.

Berselli, Cristiane, Edar da Silva Añaña, and Fabrícia Durieux Zucco. 2021. “Um Festival Para Chamar de Meu : Análise Dos Impactos Do Festival Internacional SESC de Música , e Da Sua Relação Com o Orgulho Comunitário e a Qualidade de Vida Dos Residentes.” Revista Brasileira de Pesquisa Em Turismo 15(3):e-2036.

Chiang, Lanlung (Luke), Anfeng Xu, Jaewook Kim, Liang (Rebecca) Tang, and Aikaterini Manthiou. 2016. “Investigating Festivals and Events as Social Gatherings: The Application of Social Identity Theory.” Journal of Travel and Tourism Marketing 34(6):779–92.

Derrett, Ros. 2003. “Making Sense of How Festivals Demonstrate a Community’s Sense of Place.” Event Management 8(1):49–58.

Getz, Donald, and Stephen J. Page. 2014. “Progress and Prospects for Event Tourism Research.” Tourism Management 52:593–631.

Im, Jongho, Jewoo Kim, and Joon Yeon Choeh. 2021. “COVID-19, Social Distancing, and Risk-Averse Actions of Hospitality and Tourism Consumers: A Case of South Korea.” Journal of Destination Marketing and Management 20(March):100566.

Joo, Dongoh, Wenjie Xu, Juhee Lee, Choong-Ki Ki Lee, and Kyle Maurice Woosnam. 2021. “Residents’ Perceived Risk, Emotional Solidarity, and Support for Tourism amidst the COVID-19 Pandemic.” Journal of Destination Marketing and Management 19(December 2020):100553.

Kock, Florian, Astrid Nørfelt, Alexander Josiassen, A. George Assaf, and Mike G. Tsionas. 2020. “Understanding the COVID-19 Tourist Psyche: The Evolutionary Tourism Paradigm.” Annals of Tourism Research 85:103053.

Lopes, Hélder da Silva, Paula C. Remoaldo, Vitor Ribeiro, and Javier Martín-Vide. 2021. “Effects of the Covid-19 Pandemic on Tourist Risk Perceptions—the Case Study of Porto.” Sustainability (Switzerland) 13(11):1–29.

Lyck, Lise, Phil Long, and Allan Xenius Grige. 2012. Tourism, Festivals and Cultural Events in Times of Crisis. edited by L. Lyck, P. Long, and A. X. Grige. Frederiksberg: Copenhagen Business School Publications.

Matiza, Tafadzwa. 2020. “Post-COVID-19 Crisis Travel Behaviour : Towards Mitigating the Effects of Perceived Risk.” Journal of Tourism Futures 2012(April).

Prayag, Girish, Sameer Hosany, Robin Nunkoo, and Taila Alders. 2013. “London Residents’ Support for the 2012 Olympic Games: The Mediating Effect of Overall Attitude.” Tourism Management 36:629–40.

Rodríguez-Campo, Lorena, Fátima Braña-Rey, Elisa Alén-González, and José Antonio Fraiz-Brea. 2019. “The Liminality in Popular Festivals: Identity, Belonging and Hedonism as Values of Tourist Satisfaction.” Tourism Geographies 22(2):229–49.

Villacé-Molinero, Teresa, Juan José Fernández-Muñoz, Alicia Orea-Giner, and Laura Fuentes-Moraleda. 2021. “Understanding the New Post-COVID-19 Risk Scenario: Outlooks and Challenges for a New Era of Tourism.” Tourism Management 86(March).

Wise, Toby, Tomislav D. Zbozinek, Giorgia Michelini, Cindy C. Hagan, and Dean Mobbs. 2020. “Changes in Risk Perception and Self-Reported Protective Behaviour during the First Week of the COVID-19 Pandemic in the United States: COVID-19 Risk Perception and Behavior.” Royal Society Open Science 7(9):1–13.

Zenker, Sebastian, Erik Braun, and Szilvia Gyimóthy. 2021. “Too Afraid to Travel? Development of a Pandemic (COVID-19) Anxiety Travel Scale (PATS).” Tourism Management 84(January).

Zheng, Danni, Qiuju Luo, and Brent W. Ritchie. 2021. “Afraid to Travel after COVID-19? Self-Protection, Coping and Resilience against Pandemic ‘Travel Fear.’” Tourism Management 83:104261.

Zucco, Fabricia Durieux, Cynthia Morgana Boos de Quadros, Juliane Regina Schmitt, and Thamires Foletto Fiuza. 2017. “Imagem e Identidade Turísticas Relacionadas Às Práticas e Bens Culturais Percebidas Pelos Residentes: Perspectivas a Partir Da Cidade de Blumenau, Santa Catarina, Brasil.” Revista Brasileira de Pesquisa Em Turismo 11(2):320–46.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

BERSELLI, Cristiane; BOOS DE QUADROS, Cynthia Morgana; DURIEUX ZUCCO, Fabricia; DA SILVA AÑAÑA, Edar. Identidade étnica e orgulho pela Oktoberfest relacionadas às percepções de risco dos residentes em momentos de crise. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 33, n. 3, p. 107–126, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v33i3p107-126. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/rta/article/view/203338.. Acesso em: 15 jun. 2024.