Desafios da educação em Terapia Ocupacional na América Latina para a próxima década

Autores

  • Fátima Correa Oliver Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Marta Carvalho Almeida Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Rosé Colom Toldrá Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Sandra Maria Galheigo Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Selma Lancman Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Roseli Esquerdo Lopes Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos
  • Rosibeth Del Carmen Muñoz Palm Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i3p298-307

Palavras-chave:

Terapia ocupacional/tendências, Educação superior, Instituições acadêmicas.

Resumo

O VI Encontro Latino–americano de Escolas e Docentes de Terapia Ocupacional foi realizado em outubro de 2011, na Faculdade de Medicina da USP, de modo associado ao XII Congresso Brasileiro e IX Latino-Americano de Terapia Ocupacional, ocorrido em São Paulo. O Encontro foi organizado pela Confederación Latinoamericana de Terapeutas Ocupacionales (CLATO), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional (RENETO) e o Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP. Estiveram presentes 160 profissionais sendo 117 brasileiros e 43 estrangeiros de 8 países latino-americanos e 2 europeus. Estiveram representadas 50% das instituições de ensino brasileiras, principalmente as da região sudeste, e 35,8% das latino-americanas. Pesquisadores convidados realizaram exposições sobre o cenário da educação brasileira e latino-americana e os desafios colocados para a Educação Superior na região. A CLATO caracterizou a formação na área e foram realizadas mesas redondas sobre o ensino de graduação e de pós-graduação com docentes brasileiros e de países estrangeiros. Foram apresentados 35 trabalhos sob a forma de pôsteres, sendo 27 sobre ensino de graduação, 3 sobre pós-graduação e 5 sobre educação superior. Na plenária final foram sugeridas a participação de estudantes nos próximos eventos, a ampliação do encontro para dois dias e a criação de grupos de trabalho que organizarão, previamente, os debates temáticos sobre as dificuldades e potencialidades da formação de graduação e pós-graduação para o VII Encontro a se realizar na Venezuela em 2013.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fátima Correa Oliver, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
    Professora doutora, docente do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Marta Carvalho Almeida, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
    Professora doutora, docente do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Rosé Colom Toldrá, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
    Professora doutora, docente do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Sandra Maria Galheigo, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
    Professora doutora, docente do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Selma Lancman, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
    Professora titular, docente do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Roseli Esquerdo Lopes, Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos
    Professora associada, docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos
  • Rosibeth Del Carmen Muñoz Palm, Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná
    Professora doutoranda, docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Oliver, F. C., Almeida, M. C., Toldrá, R. C., Galheigo, S. M., Lancman, S., Lopes, R. E., & Palm, R. D. C. M. (2011). Desafios da educação em Terapia Ocupacional na América Latina para a próxima década. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 22(3), 298-307. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i3p298-307