Occupational therapy and pediatric oncology: characterization of professionals from reference health centers in the State of São Paulo

Authors

  • Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional
  • Fernanda Brioschi Soares Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Mirela de OLiveira Figueiredo Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional
  • Cristiane Miryam Drumond de Brito Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i1p36-45

Keywords:

Medical oncology, Neoplasms, Child, Occupational therapy.

Abstract

Occupational therapists help patients and their families to confront and understand the body and psychic process that children may go through when they receive the diagnosis of cancer. In daily life, it aims to improve the quality of the life of children through rehabilitation, prevention of sequelae, maintenance of activities inherent to the age group, in addition to providing the (re)discovery of abilities and skills. This study aimed to characterize the occupational therapists who work with pediatric oncology in the state of São Paulo in Brazil. This is a cross-sectional descriptive research with quantitative-qualitative approach. The sample consisted of 11 professionals who work at oncology institutions. Data collection occurred via Internet, through a semi-structured questionnaire with closed and open questions about the professional’s training and practice. The professionals who took part in the research were all female, with prevalent age range from 25 to 35, and graduation conclusion with the highest prevalence was between 1980 and 2008. The predominant occupational therapy approach of these professionals was based on Dynamic Occupational Therapy. The interventions of the professionals preconize multi-professional work, use toy libraries as places of intervention and work with a number of different materials in different types of activities. The number of occupational therapists has been reduced, although there are 101 institutions offering oncological treatment. The type of action described by the occupational therapists responds to precepts of the health policy in integral and expanded care.

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Author Biographies

  • Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional
    Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar (1989), Especialização em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Psicomotricidde GAE/São Paulo (1992) e em Neuropediatria pela UFSCar (2006), Mestre (2000) e Doutora (2008) em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela UFSCar. Possui Pós-doutorado pelo Departamento de Saúde Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem USP-RP, 2014. Desde 2002 é docente efetiva (atualmente Adjunto IV) do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar. Atua na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional, principalmente, nos temas: Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares, Desenvolvimento Infantil, Brincar, Atividades e Recursos Terapêuticos. Credenciada no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Gestão da Clínica (2010) com atuação na atividade curricular Práticas em Saúde e Gestão do Cuidado e Linha de Cuidado e Apoio Matricial, na linha de pesquisa Gestão do Cuidado em Saúde e no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (2014), na linha de pesquisa Promoção do Desenvolvimento Humano nos Contextos da Vida Diária, ambos na UFSCar.
  • Fernanda Brioschi Soares, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Terapeuta Ocupacional. Pós Graduada em Terapia Ocupacional aplicada à Neurologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Residente Multiprofissional em Saúde Urgência e Trauma PUC Campinas
  • Mirela de OLiveira Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional

    Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003) e Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Centro de Investigações em Pediatria da Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Com experiência prática nas áreas de deficiência sensorial e cognitiva. Atua na interface entre saúde e educação enfocando nos temas intervenção com crianças com baixa visão e/ou com dificuldades de aprendizagem e suas respectivas famílias, considerando que o conceito de saúde supera os limites do enfoque orgânico e que a análise e intervenção na área requer o alcance das dimensões sociopolíticas, econômicas e legislativas envolvidas. A profissional possui publicações na área disponíveis em:

    http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4539520H6

  • Cristiane Miryam Drumond de Brito, Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Terapia Ocupacional
    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontificia Universidade Católica de SP (1999) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (2004). Foi docente titular desde 1999 a 2006 na Universidade do Vale do Paraíba em São José dos Campos e desde 2001 a 2006 no Centro Universitário Monte Serrat em Santos. No ano de 2006 à 2011 atuou como docente adjunto da Universidade Federal de São Carlos, com projetos de extensão e pesquisa que faz um interface entre processos criativos de artista, cultura e Terapia Ocupacional. Também possui projetos de pesquisa em saúde mental e na atenção básica de saúde. Atuou como Docente-Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Familia e Comunidade da UFSCar. Atualmente está vinculada como Docente Associada junto ao Depatamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Estudos do Lazer, Coordenadora e pesquisadora do Centro Regional de Referências em Drogas -CRR-MG.

Published

2017-06-08

Issue

Section

Articles

How to Cite

Joaquim, R. H. V. T., Soares, F. B., Figueiredo, M. de O., & Drumond de Brito, C. M. (2017). Occupational therapy and pediatric oncology: characterization of professionals from reference health centers in the State of São Paulo. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 28(1), 36-45. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i1p36-45