Use of cognitive interviews to produce the Brazilian versions of instruments for the assessment of Family-Centered Practice

Authors

  • Daniela Virginia Vaz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Dayana Karen Esteves da Silva Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-6540-7659
  • Débora Silva Campos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Amélia Moraes Antunes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lívia de Castro Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sheyla Rossana Cavalcanti Furtado Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i1p41-49

Keywords:

Cognitive interview, Family-Centered Practice, MPOC-20, MPOC-SP

Abstract

Family-Centered Practice (FCP), considered the best practice in childcare, is a set of attitudes and values for clinical practice that recognize the child’s family as the center of care. MPOC-20 and MPOC-SP are questionnaires that evaluate the perception of caregivers and health professionals about FCP in a given service. This study describes part of the cross-cultural translation and adaptation process of the instruments into Brazilian Portuguese. The translation should guarantee a total understanding of the questions by the interviewees. To evaluate such understanding, we used the method of cognitive interviews. Problems of understanding were identified in both questionnaires and adjustments were made to remove them. The use of the cognitive interviews was essential for the translation and cultural adaptation of the questionnaires.

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Author Biographies

  • Daniela Virginia Vaz, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), e Ph.D. pela University of Connecticut (2013). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Fisioterapia. Atua principalmente em ensino e pesquisa ligados ao controle e aprendizagem motora e reabilitação de pacientes com disfunção neurológica.

  • Dayana Karen Esteves da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

    Estudante do 10º período de Graduação em Fisioterapia da Escola de Educação física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Débora Silva Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

    Estudante do 10º período de Graduação em Fisioterapia da Escola de Educação física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Ana Amélia Moraes Antunes, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestranda do programa de ciências da reabilitação da Escola de Educação física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais e fisioterapeuta da rede Sarah.

  • Lívia de Castro Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1979), mestrado em Terapia Ocupacional na Boston University (1987), doutorado em Educação - University of Illinois (1995) e pós-doutorado em Terapia Ocupacional - Universidade de McMaster. Atualmente é professora Titular do Depto. de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. É parecerista ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e das revistas Medicina (Ribeirão Preto), Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase no desenvolvimento de testes e medidas para avaliar o desenvolvimento e desempenho infantil, e nos recursos para tratamento de crianças com problemas de coordenação motora. Coordena programa de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo e os tópicos de interesse em pesquisa são: impacto da prematuridade no desenvolvimento infantil, terapia ocupacional com crianças, avaliação do desenvolvimento motor e tratamento dos transtornos da coordenação motora em crianças.

  • Sheyla Rossana Cavalcanti Furtado, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis (1980), mestrado em Rehabilitation - Queens University (1999) e doutorado em Ciência da Reabilitação Universidade Federal de Minas Gerias (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de fisioterapia neurológica, atuando principalmente nos seguintes temas: participação social, barreiras ambientais, paralisia cerebral e adesão.

Published

2018-09-20

Issue

Section

Articles

How to Cite

Vaz, D. V., Silva, D. K. E. da, Campos, D. S., Antunes, A. A. M., Magalhães, L. de C., & Furtado, S. R. C. (2018). Use of cognitive interviews to produce the Brazilian versions of instruments for the assessment of Family-Centered Practice. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 29(1), 41-49. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i1p41-49