II National Seminar of Occupational Therapy Research: path to the academic institutionalization of the field

Authors

  • Roseli Esquerdo Lopes Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Terapia Ocupacional
  • Fátima Correa Oliver Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
  • Ana Paula Serrata Malfitano Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Terapia Ocupacional
  • Julia Rodrigues Lima Terapeuta Ocupacional Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i2p167-176

Keywords:

Occupational Therapy/Research, Occupational Therapy/ Trends, Organization and Administration, Scientifi c and Educational Events

Abstract

Research on Occupational Therapy in Brazil has been conducted with relevant restrictions in relation to access to funding and to its institutionalization in the graduate system.  To understand this scenario, efforts have been made to articulate the II National Seminar of Occupational Therapy Research: Promoting and Integrating Research in the Area, held in 2012, at the Federal University of Rio de Janeiro, and the systematization of the October 2013 data on the 30 Research Groups registered with the CNPq (Sub area of Physiotherapy and Occupational Therapy). The synthesis of the conferences, debates and reports of the ten Work Groups of the event are presented, in which 106
papers were divulged, representing an increase in research in the
area. Data from the Research Groups indicate small academic institutionalization, with only 88 registered researchers, of which 34 were professor advisors in graduate programs (stricto sensu). The ccupational therapists gathered in Rio de Janeiro considered fundamental to hold the “Seminars” and determined the third edition for 2014, at the Federal University of Paraíba, to continue the collective strategies aiming the full academic institutionalization of occupational therapy in Brazil.

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Author Biographies

  • Roseli Esquerdo Lopes, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Terapia Ocupacional
    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1979), especialização em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1991), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2007). Professora Titular do Departamento de Terapia Ocupacional, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, atua na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional e Terapia Ocupacional Social, e na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação.
  • Fátima Correa Oliver, Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1979), especialização em Saúde Mental e Saúde Pública (1979) e em Administração de Serviços de Saúde (1984), Mestrado (1990) e Doutorado (1998) em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Desde 1985 é docente do curso de terapia ocupacional também na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Terapia Ocupacional, atuando principalmente em temas como terapia ocupacional, atenção territorial e comunitária, deficiência e atenção à saúde, cidadania e reabilitação baseada na comunidade e sistema único de saúde. Entre 2005 e 2010 foi orientadora na linha de pesquisa Intervenção Social e Terapia ocupacional do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da FMUSP e desde 2011 docente em disciplina do Programa. Entre abril 2010 e março de 2012 coordenou o Programa de Educação para o Trabalho na Saúde - PET Saúde da Família da USP Campus, capital, e desde agosto de 2013 coordena o PET Redes USP Capital. É membro da diretoria da Rede Nacional de Ensino e de Pesquisa em Terapia Ocupacional, desde 2008. A partir de 2013 é orientadora no Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.
  • Ana Paula Serrata Malfitano, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Terapia Ocupacional
     Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2001), Especialização em Gestão Estrategica Pública pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Integra o Projeto Metuia - Terapia Ocupacional Social, desde 1999. Cumpriu estágio doutoral no período 2007-2008 no Centre de Recherche Médecine, Science, Santé et Société da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris, França. Realizou Estágio Pós-Doutoradal em Ciência Ocupacional, na Faculdade de Terapia Ocupacional, da University Western Ontario, Canadá. Atua na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional Social e Saúde Pública, principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional social, política pública, juventude, cidadania e grupos populacionais excluídos.
  • Julia Rodrigues Lima, Terapeuta Ocupacional Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
     Possui graduação em terapia ocupacional pelo Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2012). A partir de março de 2014 é Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Published

2014-10-14

Issue

Section

Articles

How to Cite

Lopes, R. E., Oliver, F. C., Malfitano, A. P. S., & Lima, J. R. (2014). II National Seminar of Occupational Therapy Research: path to the academic institutionalization of the field. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 25(2), 167-176. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i2p167-176