Análise psicométrica dos itens da Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM) em crianças de 4 anos

Autores/as

  • Cynthia Girundi da Silva Universidade Federal de Pelotas, Curso de Terapia Ocupacional
  • Adriana Maria Valladão Novais Van Petten Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Terapia Ocupacional
  • Estefânia Harsányi Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Terapia Ocupacional
  • Lívia de Castro Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i1p9-18

Palabras clave:

Transtornos das habilidades motoras, Criança, Pré-escolar, Reprodutibilidade dos testes, Avaliação.

Resumen

A Avaliação da Coordenação e Destreza Motora - ACOORDEM é um teste motor criado para crianças brasileiras de 4 a 8 anos. O objetivo desse estudo foi investigar a validade e confiabilidade da ACOORDEM para crianças de 4 anos. Foram avaliadas 80 crianças, divididas em grupos iguais por sexo e tipo de escola. Os pais e professores também participaram da pesquisa respondendo questionários. O reteste foi feito com dez participantes. Poucos itens apresentaram diferença estatisticamente significativa associada ao sexo e tipo de escola. A confiabilidade teste reteste apresentou bons índices. A ACOORDEM é adequada para avaliação motora de crianças de 4 anos, contudo alguns itens necessitam ser revisados para melhorar a confiabilidade do instrumento e reduzir o tempo de aplicação.

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Publicado

2017-06-08

Número

Sección

Artigo Original

Cómo citar

Silva, C. G. da, Van Petten, A. M. V. N., Harsányi, E., & Magalhães, L. de C. (2017). Análise psicométrica dos itens da Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM) em crianças de 4 anos. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 28(1), 9-18. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i1p9-18