Exercícios de sonhar junto: criatividade e experiências estéticas no acompanhamento de uma criança
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v20i3p164-170Palabras clave:
Terapia Ocupacional, Criatividade, Atividades Humanas, Desenvolvimento Infantil, Estudos de casoResumen
Este artigo apresenta o estudo de caso sobre o acompanhamento terapêutico de uma criança em vulnerabilidade social, atendida no Programa Permanente de Composições Artísticas e Terapia Ocupacional (PACTO), do Curso de Terapia Ocupacional da USP, entre os anos de 2004 a 2007. O estudo visou contribuir para a construção de conhecimento no campo de interface entre arte e saúde, dando destaque à importância da criatividade e das experiências estéticas nos processos de Terapia Ocupacional. Buscou-se, assim, verificar em que medida a abertura para o viver criativo potencializa a vida e possibilita a apresentação do mundo de um modo convidativo e não ameaçador. O acompanhamento mostrou-se extremamente rico para o processo da criança. A partir do trânsito pela cidade, do contato com outras pessoas, com elementos da cultura e da criação de um espaço de jogo na relação com a terapeuta, foi possível enfrentar as intermitências da vida de forma criativa e saudável.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-12-01
Número
Sección
Artigo Original
Cómo citar
Buelau, R. M., Inforsato, E. A., & Lima, E. M. F. A. (2009). Exercícios de sonhar junto: criatividade e experiências estéticas no acompanhamento de uma criança . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 20(3), 164-170. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v20i3p164-170