Educação inclusiva: contribuições para o desenvolvimento de um compromisso ético em sua efetivação

Autores/as

  • Aline Cristina Barroso Silva Prefeitura de São Bernardo do Campo, SP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i2p163-168

Palabras clave:

Educação infantil, Terapia ocupacional, Atividades cotidianas/psicologia, Educação de pessoa com deficiência intelectual, Educação, Criança, Aprendizagem.

Resumen

Pretende-se contribuir com as reflexões a respeito do cotidiano escolar, em contextosde educação regular nos quais haja a participação de crianças que apresentem comprometimentosmotores, associados ou não a outras dificuldades. Abordando-se, inicialmente, a inclusão escolare a prática da Terapia Ocupacional no contexto da Educação Infantil, visa-se, em segundomomento, uma análise de pensamentos e ações dos profissionais envolvidos com a inclusão,enfatizando-se o compromisso ético nas relações e no desenvolvimento de um trabalho que se volteao “desprendimento” da condição de deficiência, à valorização das possibilidades da criança, àsuperação de preconceitos e superstições e à garantia de que os processos de ensino e aprendizagemocorram de modo significativo.

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Biografía del autor/a

  • Aline Cristina Barroso Silva, Prefeitura de São Bernardo do Campo, SP.
    Terapeuta Ocupacional da Equipe de Orientação Técnica da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Bernardo do Campo, SP.

Publicado

2012-08-01

Número

Sección

Artigo Original

Cómo citar

Silva, A. C. B. (2012). Educação inclusiva: contribuições para o desenvolvimento de um compromisso ético em sua efetivação. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 23(2), 163-168. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i2p163-168